Ali, por entre as folhagens, existiam as ondulações fe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q985354 Português

Ali, por entre as folhagens, existiam as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha ferida pela luz do sol.

ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ateliê editorial, 1999. p. 71.


Assinale a alternativa em que a reescrita do texto destacado apresenta desvio à norma culta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação da Questão: A questão aborda a concordância verbal no uso do verbo "haver". No trecho original, "existiam as ondulações felinas de um dorso negro", o verbo "existir" está empregado na forma plural, o que é correto. A norma culta estabelece que, quando se refere à existência de algo, o verbo "haver" deve ser utilizado no singular, exceto em algumas construções específicas.

Alternativa Correta: A alternativa D - deviam haver as ondulações felinas de um dorso negro apresenta um desvio à norma culta. A expressão "devem haver" é um erro de concordância, pois o verbo "haver" no sentido de existir deve estar na forma singular. Portanto, a forma correta seria "devia haver".

Justificativa das Alternativas:

A - havia as ondulações felinas de um dorso negro: Esta alternativa está correta. O uso de "havia" (que é a forma do verbo haver no passado) está em conformidade com a norma culta, pois refere-se à existência de algo.

B - devia haver as ondulações felinas de um dorso negro: Esta alternativa também está correta. "Devia haver" está em conformidade com a norma culta e expressa a ideia de obrigação ou possibilidade de forma adequada.

C - podia haver as ondulações felinas de um dorso negro: Assim como as anteriores, esta alternativa está correta. A expressão "podia haver" está gramaticalmente correta e adequada ao contexto.

E - deviam existir as ondulações felinas de um dorso negro: Esta alternativa é aceitável e não apresenta erro, pois "deviam existir" é uma construção correta dentro da norma culta.

Conclusão: A alternativa que se desvia da norma culta é a D, pois utiliza "deviam haver", o que não está de acordo com as regras de concordância do uso do verbo "haver" em situações que indicam existência.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

Primeiramente, a questão quer uma alternativa incorreta:

a) havia as ondulações felinas de um dorso negro. >>> correto. verbo haver com sentido de existir, sendo impessoal e não deve ser flexionado.

b) devia haver as ondulações felinas de um dorso negro. >>> correto. verbo haver com sentido de existir, sendo impessoal e não deve ser flexionado, nem o verbo que o acompanha.

c) podia haver as ondulações felinas de um dorso negro. >>> correto. verbo haver com sentido de existir, sendo impessoal e não deve ser flexionado, nem o verbo que o acompanha.

d) deviam haver as ondulações felinas de um dorso negro. >>> incorreto. verbo haver com sentido de existir, sendo impessoal e não deve ser flexionado, nem o verbo que o acompanha.

e) deviam existir as ondulações felinas de um dorso negro. >>> correto. Em se tratando do verbo existir, o verbo que o acompanha deve ser flexionado pois concorda com o núcleo do sujeito: ondulações.

Força, guerreiros(as)!!

Quando o verbo ''haver'' estiver no infinitivo com sentido de existir, o verbo auxiliar é obrigado a ficar na terceira pessoa do singular!

Verbo ''haver'' com sentido de existir, acontecer, ocorrer ou tempo transcorrido não aceita sujeito, logo deve ficar sempre no singular. Quando o verbo haver fizer parte de uma locução verbal toda ela fica no singular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo