O instrumento da gestão arquivística que determina o prazo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861472 Arquivologia
O instrumento da gestão arquivística que determina o prazo pelo qual os documentos devem ser mantidos no arquivo setorial, o prazo de sua transferência ao arquivo central e seu tempo de permanência é a tabela  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão busca o instrumento técnico responsável por proporcionar a movimentação dos documentos dentro do ciclo vital - arquivos correntes, intermediários e permanentes.

a) A alternativa está correta, pois a tabela de temporalidade é um produto da avaliação de documentos, e tem como objetivo definir por quanto tempo cada documento vai ficar em cada fase do ciclo documental, além da sua destinação final - eliminação ou guarda permanente. A decisão do que vai ficar no arquivo setorial (corrente), se os documentos serão ou não transferidos para o arquivo central, e o tempo de permanência dos documentos em cada fase, como afirma a questão, é definida por ela. Esse instrumento se baseia na teoria das três idades e é elaborado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.

b) A alternativa está incorreta, pois a nomenclatura correta não é "tabela de prazos documentais" e sim "Tabela de Temporalidade de Documentos". A sugestão de nomenclatura não corresponde a um instrumento técnico arquivístico real.

c) A alternativa está incorreta, pois a nomenclatura correta não é "tabela de periodicidade" e sim "Tabela de Temporalidade de Documentos". A sugestão de nomenclatura não corresponde a um instrumento técnico arquivístico real.  

d) A alternativa está incorreta, pois a nomenclatura correta não é "tabela de descartes" e sim "Tabela de Temporalidade de Documentos". A sugestão de nomenclatura não corresponde a um instrumento técnico arquivístico real. É importante ressaltar que nem sempre o documento será descartado/eliminado, e é a tabela que define essa destinação.

e) A alternativa está incorreta, pois a nomenclatura correta não é "tabela horizontal" e sim "Tabela de Temporalidade de Documentos". A sugestão de nomenclatura não corresponde a um instrumento técnico arquivístico real.

Gabarito do Professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

Tabela de temporalidade

  • elaborada pela CPAD (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos);
  • aprovada pela autoridade competente;
  • prazos baseiam-se na legislação em vigor e nas necessidades administrativas.

Elementos:

  • prazo de guarda;
  • destinação final; (eliminação/guarda permanente)
  • alteração do suporte;
  • observações.

GABARITO: LETRA A

TABELA DE TEMPORALIDADE

Instrumento de destinação aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

FONTE: Glossário de Terminologia Arquivística

A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.

FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

Letra A - Tabela de Temporalidade

gab: A

  • TABELA DE TEMPORALIDADE

Instrumento de destinação aprovado pelo autoridade competente que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos e estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

* Observe que a eliminação de documentos oficiais ou públicos só deverá ocorrer se a mesma estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão, aprovada pela autoridade competente.

GAB - A

A TABELA DE TEMPORALIDADE É INSTRUMENTO BÁSICO DA GESTÃO DE DOCUMENTOS, DESENVOLVIDA PELA AVALIAÇÃO, E APLICADA PARA DETERMINAR OS PRAZOS DE GUARDA DOS DOCUMENTOS NAS FASES CORRENTE E INTERMEDIÁRIA, ALÉM DA SUA DESTINAÇÃO, QUE PODE SER A ELIMINAÇÃO OU A GUARDA PERMANENTE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo