Faz parte do relevo brasileiro: ______ são terrenos mais an...
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O excerto que devemos analisar e completar as lacunas é: Faz parte do relevo brasileiro: ______ são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. ______ são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas.
Note que as formas de relevo a serem preenchidas na lacuna fazem referência à terrenos mais antigos, em sua maioria planos, que são situados em altitudes mais elevadas. E a segunda forma diz respeito em áreas que são planas que são formadas a partir de sedimentos oriundos de áreas mais elevadas.
Feita essa análise prévia, vamos à análise das alternativas:
600 metros - que se se formaram a partir de choques de placas tectônicas e pela ação dos ventos, rios e mares, que agruparam sedimentos de diversas rochas que formaram essas paisagens.
Gabarito da questão: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
.
O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar).
.
Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.
.
PLANALTOS: também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos, com altitudes variáveis e onde predomina o desgaste erosivo.
PLANÍCIES: terrenos planos e com altitudes baixas, nos quais predominam o processo de acumulação de sedimentos.
.
DEPRESSÕES: as depressões são formadas pelo processo de erosão, as depressões são terrenos relativamente inclinados e baixos.
.
OBS: o Brasil não tem dobramentos modernos! Grave isso.
A chapada é um tipo de planalto cujo topo é aplainado e as encostas são escarpadas. Também é conhecido como planalto tabular.
A serra é uma denominação utilizada para designar um conjunto de formas variadas de relevo, como dobramentos antigos e recentes, escarpas de planalto e cuestas. Sua definição e uso não são rígidos, sofrendo variação de uma região para outra do país.
Os tabuleiros são uma forma de relevo constituída por pequenos platôs, de altitude em geral modesta, entre 20 e 50 metros, limitados por escarpas abruptas, denominadas barreiras. Exemplos: mais frequentes no Nordeste, os tabuleiros podem ser também encontrados no interior da Amazônia e no Espírito Santo.
Fonte: Estratégia Concursos
MONTANHA> PLANALTO> DEPRESSÃO RELATIVA > PLANICIE
PLANALTOS:
Formações caracterizadas pela forma plana no topo e íngreme nas laterais. Eles são transformados prioritariamente pelos agentes externos do relevo que esculpem as suas feições. Tal ação resulta em formas como as chapadas e as mesas. Os planaltos apresentam uma elevada altitude. A maior parte do território brasileiro é ocupada por planaltos.
PODEMOS CLASSIFICAR OS PLANALTOS EM TRÊS TIPOS:
1 - Planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);
2 - Planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);
3 - Planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).
Os planaltos também podem ser classificados de acordo com a estrutura geológica à qual pertence. Basicamente, localizam-se em duas principais unidades que fazem parte da estrutura geológica da Terra:
→ Bacias sedimentares : área caracterizada por acúmulo de sedimentos ao longo de muitos anos. Os planaltos localizados nessas áreas geralmente apresentam serras e morros em suas bordas, ou seja, são cercados por depressões periféricas ou marginais. Exemplo: Chapada da Bacia do Paraná.
→ Escudos cristalinos: são áreas mais antigas, de terreno resistente e que fornecem alguns recursos minerais, como o ferro. Os planaltos encontrados nessa região são caracterizados por se apresentar em forma de abóbodas. Exemplo: Planalto da Borborema.
Formados por meio de processos erosivos, os planaltos costumam apresentar em suas bordas depressões e planícies, nas quais se acumulam os sedimentos gerados pelas . A paisagem formada pelos planaltos apresenta particularidades. Normalmente o processo de é predominante e ultrapassa o processo de sedimentação. Isso quer dizer que o desgaste da superfície é superior ao depósito de sedimentos. Esses sedimentos são fornecidos para as áreas mais baixas que estão ao seu redor, geralmente depressões e planícies. Outra particularidade também atrelada à paisagem dos planaltos é a presença de elevações de topo plano em seus lados, mais conhecidas como serras.
LEI BASICA!
PLANALTOS->> GRANDE PROCESSO EROSÃO, BAIXA SEDIMENTAÇÃO
PLANÍCES->>ALTA SEDIMENTAÇÃO, BAIXA EROSÃO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo