Com referência à divisão inter-regional do trabalho e da pro...
Com referência à divisão inter-regional do trabalho e da produção no Brasil, julgue o item a seguir.
A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que,
apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores
do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o
território nacional, ilustrando o processo de privatização do
território por meio do uso privado de recursos públicos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise do item:
A Zona Franca de Manaus é considerada uma espécie de enclave territorial que ocorre quando um território se encaixa dentro de outro. No caso, é o território de uma zona que conta com regras próprias para taxação do que entra e sai de sua área, criando benefícios para empresas instaladas em seu interior, encaixado no interior do município do mesmo nome no território do estado do Amazonas. Os recursos para sua criação e implantação foram públicos e sua operação só se sustenta economicamente com base em extensa renúncia fiscal que beneficia empresas e investidores privados. Item correto.
Gabarito do professor: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."
"Acertei" com dúvida nessa parte, se alguem conseguir ilustrar agradeço!
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
A mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional, o modelo leva à região de sua abrangência (estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações.
A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.
FONTE: http://www.suframa.gov.br/zfm_o_que_e_o_projeto_zfm.cfm
"ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."
Estou com a mesma dúvida????
CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo