Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874069 Geografia

Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.


A geração de emprego altamente especializado intensifica a divisão social do trabalho no campo e a concentração de empregos nos complexos agroindustriais especializados localizados em cidades médias, acima de 100 mil habitantes, bem como o trabalho sazonal, causando um processo migratório recente no Brasil: a migração descendente (de cidades pequenas para cidades médias) de profissionais especializados no agronegócio que migram em razão do período de safra e entressafra.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Estrutura fundiária diz respeito à distribuição e utilização das terras agricultáveis pelo território e é tópico importante de Geografia agrária, enquanto movimentos demográficos associados à questão fundiária abordam os fluxos de saída e de retorno de população de áreas rurais em direção a urbanas e vice-versa. 

Análise do Item:

Empregos altamente especializados são comuns na agricultura de exportação, porém não estão restritos apenas às cidades médias, onde, por sua vez, ocorre a concentração dos complexos agroindustriais responsáveis pela industrialização e beneficiamento de produtos agrícolas. Atividades de colheita e plantio de grãos para exportação, como soja e milho, não se restringem apenas a cidades médias, sendo muito comuns em cidades pequenas e, devido a rotatividade de culturas e sistemas integrados de plantio, a demanda por trabalho nessas áreas não é tão sazonal quanto a de outras atividades especializadas como a produção de cana-de-açúcar ou café.  Item errado.  

Gabarito do professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

 

Como resultado da expansão do agronegócio, vários espaços agrários convertem-se em nós das redes agroindustriais globalizadas e o comportamento endógeno das relações sociais de produção é transformado. Dessa forma, a mudança do padrão de produção acompanha-se de um aumento do mercado de trabalho agrícola em moldes capitalistas, as quais expropriam os pequenos proprietários e expulsam os que não detêm a propriedade da terra, promovendo o êxodo rural (migração ascendente) e aumentando o contingente de trabalhadores agrícolas não rurais, que passam a ser temporários. Em virtude de o agronegócio utilizar grande contingente de mão de obra especializada, de maneira geral em todas as Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs) é possível observar o acirramento da divisão social do trabalho no setor. O mercado de trabalho agrícola já se mostra hierarquizado e apresenta em uma de suas pontas o trabalhador especializado. Esse é um profissional de origem e vivência urbanas, que passa a ser o assalariado permanente dos setores associados ao agronegócio, com elevada composição orgânica do capital. Entre as consequências dessas mudanças, surgem novas dinâmicas populacionais, como a da migração descendente (da cidade maior para a cidade menor) de profissionais especializados no agronegócio, de origem e vivência urbanas.

 

(Fonte: Artigo "RELAÇÕES CAMPO-CIDADE, REESTRUTURAÇÃO URBANA E REGIONAL NO BRASIL", Denise Elias, Programa de Pós Graduação em Geografia Universidade Estadual do Ceará - UECE, 2012).

Daniel Botschäfter essa tua explicação não convence!

"causando um processo migratório recente no Brasil..."

 

Sabemos que não é recente esse processo.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo