Um argumento é uma afirmação na qual uma dada sequência fini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q35016 Raciocínio Lógico
Um argumento é uma afirmação na qual uma dada sequência finita - Imagem 015.jpg - de proposições tem como consequência uma proposição final q. A esse respeito, considere o seguinte argumento.

Imagem 016.jpgOu Paulo fica em casa, ou ele vai ao cinema.
Imagem 017.jpg Se Paulo fica em casa, então faz o jantar.
Imagem 018.jpgSe Paulo faz o jantar, ele vai dormir tarde.
Imagem 019.jpg Se Paulo dorme tarde, ele não acorda cedo.
Imagem 020.jpgSe Paulo não acorda cedo, ele chega atrasado ao seu trabalho.

Sabendo-se que Paulo não chegou atrasado ao seu trabalho, de acordo com as regras de raciocínio lógico, é correto deduzir-se que Paulo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fazendo um encadeamento lógico de baixo para cima temos:Foi dito que Paulo não chegou atrasado. Com isso, da última proposição, Paulo acordou cedo. Usando isso na quarta, chega-se que Paulo não dorme tarde. Usando a terceira, chega-se que Paulo não fez o jantar. Esse resultado permitir dizer, usando a segunda, que Paulo não ficou em casa.[Nota: até aqui, o encadeamento baseou-se na equivalência p -> q = ~q -> ~p. Observe que partimos da negação do consequente e concluimos a negação do antecedente.]Por fim, a primeira proposição é uma disjunção exclusiva. Como Paulo não ficou em casa, resta que foi ao cinema.Conclusão: Paulo foi ao cinema.Letra B.Opus Pi.
fica em casa V vai ao cinemafica em casa --> faz o jantarfaz o jantar --> vai dormir tardedorme tarde --> não acorda cedon acorda cedo --> chega atrasado para o "se então" (-->), a proposição será falsa se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa (VF).Como já sabemos que a última afirmativa( ele chega atrasado)é falsa, para a proposição ser uma verdade, a afirmativa (ele não acorda cedo)deve ser falsa (FF).Segue o raciocínio até chegar na primeira proposição.Para o "ou" (V), a proposição será falsa se as duas afirmativas forem falsas (FF). Portando se sabemo que a afirmativa(ficou em casa) é falsa, a afirmativa(foi ao cinema)deve ser verdadeira(FV).
Gabarito: B
Na proposição 1: "Ou Paulo fica em casa, ou ele vai ao cinema (P disj. excl. Q), diz que ele vai fazer um dos dois. Na proposição 2 diz que ele ficou em casa e todas as outras proposições acontecem por esta causa. Mas, é dito que Paulo não chegou atrasado ao trabalho, ou seja, se ele não se atrasou é por que todas as outras coisas não foram feitas, ou seja, ele não ficou em casa, e sua única outra opção foi ir ao cinema.

Ou Paulo fica em casa, ou ele vai ao cinema.

              F                           V   (Disjunção exclusiva pra dar V tem que ser os dois diferentes ou VF OU FV)
 Se Paulo fica em casa, então faz o jantar.

                       F                    F

Se Paulo faz o jantar, ele vai dormir tarde. 

               F                        F
 Se Paulo dorme tarde, ele não acorda cedo. 

                     F                       F
Se Paulo não acorda cedo, ele chega atrasado ao seu trabalho.

                     F                                F

PAULO NÃO CHEGA ATRASADO.

               V

OU OU é DISJUNÇÃO EXCLUSIVA. ou seja, ele não gosta de coisas iguais porque ele é exclusivo. Então na tabela verdade dele só será verdade quando tiver: FV ou VF.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo