Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutu...
Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.
A agricultura científica e o agronegócio têm impacto direto na
concentração fundiária e no mercado de trabalho no campo,
pois as empresas agrícolas compram ou arrendam vastas
extensões de terra para o cultivo e geram empregos
especializados, impondo novas relações de trabalho para os
agricultores, que não têm condições técnicas e financeiras para
competir com esse modelo de agricultura.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise do Item:
Gabarito do professor: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO.
O agronegócio tem contribuido para a concentração fundiária no país, visto que necessita cada vez mais de áreas para aumentar seu cultivo.
O agronegócio é um setor que emprega 12% da população economicamente ativa do país, o que supõe 35% dos empregos do Brasil (Dados de 2015). Além de técnicos, a agronegócios emprega profissionais especializados como veterinários, agrônomos, engenheiros agrônomos, químicos, biólogos, etc.
O agronegócio fez com que a paisagem rural mudasse devido à produção de alimentos em escala industrial. A logística do agronegócio é composta por empresas e indústrias montadas exclusivamente para auxiliar cada etapa deste sistema.
Por ex., antes da carne bovina chegar ao prato dos brasileiros, existe a seleção dos melhores animais, reprodução e cuidados de higiene. Há, ainda, as ferramentas, medicamentos, maquinários de transporte, abate, corte e distribuição.
Sou engenheiro eletricista e já trabalhei em uma fazenda. Existia um parque industrial lá.
Sou engenheiro eletricista e já trabalhei em uma fazenda. Existia um parque industrial lá.
Quincio Muniz, com o devido respeito e acatamento, apresentarei minha posição.
Sou advogado agrarista, meu irmão é mestre em agronomia, meu pai é pequeno produtor rural. Por tudo, com propriedade digo e afirmo: meu pai está fadado ao insucesso, e não é pelo fato dele ser "pequeno".
Infelizmente, muitos pequenos produtores, assim como meu genitor, não possuem interesse em evoluir, ou mesmo criam falácias para sustentar a tese de que são incapazes, não possuem recursos, o mundo é cruel...
A grande maioria da população não tem coragem de enfrentar os desafios que surgem ao longo do tempo, por isso, acabam ultrapassados e são engolidos por outros que, muito mais que serem grandes, são audaciosos, prospectivos.
Muitos são pequenos por serem covardes, acomodados ou por "viverem" ainda no século passado. Como meu pai, que prefere puxar uma enxada na roça a utilizar tecnologias disponíveis.
Só mais uma coisa, cuidado antes de falar que os pequenos não têm acesso a tecnologia por falta de recurso, pois nem tudo custa zilhões, inclusive, financeiramente falando, algumas práticas rudimentares conseguem ser mais caras que outras muito avançadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo