Crianças e adolescentes com neoplasias benignas e malignas p...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2631126 Fonoaudiologia

Crianças e adolescentes com neoplasias benignas e malignas podem apresentar distúrbios fonoaudiológicos do desenvolvimento ou alterações relacionadas ao tumor e em decorrência dos tratamentos realizados. A ocorrência de alterações na fala, linguagem e deglutição em crianças com tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) é bem descrita na literatura. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.


I. Pacientes pediátricos com tumores de cabeça e pescoço frequentemente apresentam alterações funcionais que variam de acordo com o local da lesão, extensão e o tratamento realizado, além de características individuais e funções adquiridas até o surgimento da doença.

II. Crianças com tumores de fossa posterior podem apresentar disfagia e disartria, uma vez que as estruturas neurológicas dessa região desempenham um papel importante em movimentos envolvidos na fala e deglutição.

III. Pacientes com tumores de cabeça e pescoço podem cursar com disfonia, disfagia, alteração na articulação temporomandibular e paralisia facial. Na maioria dos casos, o distúrbio funcional está relacionado à alteração causada pela presença do tumor e pode agravar-se com o tratamento indicado para a doença.

IV. Dificuldades na deglutição e alimentação podem ocorrer como efeito adverso dos tratamentos quimioterápico e radioterápico, envolvendo alterações no paladar, recusa alimentar, mucosite, xerostomia e disfagia. Além disso, o uso de agentes antineoplásicos ototóxicos pode ser a causa de perdas auditivas em crianças e adolescentes com câncer.


Está correto o que se afirma em

Alternativas