“Pressupõe-se certa racionalidade impessoal que, orientada ...
(MATIAS -PEREIRA , José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. 4ª Edição. São Paulo:Atlas, 2012.p.57.)
O trecho acima refere-se a uma das dinâmicas organizacionais da Administração Pública, reveladora da denominada administração:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A - burocrática
A questão trata de um dos modelos teóricos de Administração Pública, mais precisamente o modelo burocrático. Esse modelo tem como base a teoria da burocracia de Max Weber, que se caracteriza pela racionalidade impessoal e pela padronização das regras.
No trecho mencionado, são destacados pontos fundamentais desse modelo, como a impessoalidade nas relações, a formalização das regras e a clareza nas relações de mando e subordinação. Essas características são típicas da administração burocrática, que visa garantir eficiência e previsibilidade na execução das atividades públicas.
Vamos analisar as alternativas para entender por que a alternativa A é a correta:
A - burocrática
O modelo burocrático é caracterizado pela racionalidade impessoal, formalização de regras e procedimentos padronizados. A descrição do enunciado encaixa-se perfeitamente nessas características, evidenciando a busca por uma administração que visa a igualdade de tratamento e a eficiência nas relações de trabalho e execução de atividades.
B - em rede
A administração em rede baseia-se em uma estrutura mais flexível, com a colaboração entre diversas entidades e organizações. Esse modelo não enfatiza a formalização rígida e a padronização de regras como a burocrática.
C - gerencial
A administração gerencial foca na eficiência, eficácia e economicidade, buscando resultados e desempenho. Ela é mais flexível e menos formalizada do que a burocrática.
D - indireta
A administração indireta refere-se ao conjunto de entidades que, embora ligadas ao governo, têm autonomia administrativa, como autarquias e fundações. Não trata especificamente da racionalidade impessoal e padronização de regras.
E - patrimonialista
O modelo patrimonialista é caracterizado pela confusão entre o patrimônio público e privado, onde os recursos públicos são usados para benefícios privados. Esse modelo é o oposto do burocrático, que busca a impessoalidade e a igualdade de tratamento.
Portanto, a alternativa correta é a Alternativa A - burocrática.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra (a)
Para Matias-Pereira, a administração burocrática
pressupõe certa racionalidade impessoal que, orientada
por regras formais que padronizam e conferem igualdade no
tratamento dos casos, estabelece com nitidez as relações de
mando e subordinação, mediante a distribuição das
atividades a serem executadas, tendo como referência os
objetivos que busca atingir (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 57).
Bizu:
Falou em padronização, falou em burocracia.
Racionalidade impessoa; regras formais; padronização; relações de mando e subordinação; distribuição de atividades são características do modelo BUROCRÁTICO de Administração.
ENUNCIADO - “Pressupõe-se certa racionalidade impessoal que, orientada por regras formais que padronizam e conferem igualdade no tratamento dos casos, estabelece com nitidez as relações de mando e subordinação, mediante a distribuição das atividades a serem executadas, tendo como referência os objetivos que busca atingir."
A banca trata dos modelos de gestão pública. No enunciado, ela descreve um modelo baseado em uma racionalidade impessoal (impessoalidade) e regras formais (formalidade). Esses são dois dos pilares do modelo burocrático.
Gabarito: A.
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo