Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Bras...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874074 Geografia

Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Brasil, julgue o próximo item.


A quantidade expressiva de pessoas em situação de pobreza extrema nas grandes cidades é uma barreira à expansão do crédito e da bolsa de valores no mercado brasileiro; o expressivo número de consumidores com baixa renda e com débitos em atraso implica limitações ao crédito e à financeirização da economia brasileira.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A relação entre indústria e estrutura urbana é fundamental para compreender diversos aspectos importantes sobre a urbanização e industrialização no Brasil. Levando em consideração as alterações recentes no parque industrial brasileiro e a grande importância do espaço urbano residência da maior parte da população brasileira, conhecer ambos os tópicos e ser capaz de articula-los é de grande importância.

Análise do item:

A economia brasileira já possui altos níveis de financeirização, numa realidade demográfica de altas taxas de concentração de renda, que comprovam que a existência de grande quantidade de pessoas em situação de extrema pobreza não é um obstáculo intransponível à disponibilidade de crédito e à atuação da bolsa de valores. Item errado. 


Gabarito do professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

Não se pode relacionar de baixa renda e os débitos em atraso como limitações a financeirização da economia nacional ou limitante dos investimentos na bolsa de valores do Brasil.

Por que você acha que nao amigo? 

Na verdade a miséria e a pobreza no Brasil é um mercado, uma causa de investimentos reais em muitos setores, fazendo ações serem valorizadas (infelizmente). 

eu vejo como uma oportunidade, e não como uma barreira.

Na verdade, a limitação à disponibilização ao crédito e a financeirização poderiam estar relacionados à capacidade de os contribuintes e o próprio país em arcar com seus compromissos financeiros. Em nenhum lugar do mundo os bancos lucram mais do que no Brasil. Mais gente pobre é mais crédito concedido, é mais gente na rua da amargura, é mais dinheiro no bolso do banqueiro. Como disse o colega: a pobreza é motivo de investimento e de geração de riqueza! A bolsa não liga para a pobreza extrema: o mercado financeiro é um mercado elitizado na qual uma pessoa pode controlar centenas ou milhares de porções de outras empresas. Então não importa se existam muitos pobres. O que importa é empresas e ações que tragam lucros, não importanto se ele advém de danos ambientais, exploração de mão-de-obra escrava, desregulamentação do mercado de trabalhou ou de outras ferramentas que potencializem ao máximo os lucros financeiros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo