ALebre e a Tartaruga(Christiane Araújo Angelotti adaptação d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - Biologia |
Q1706194 Biologia
ALebre e a Tartaruga
(Christiane Araújo Angelotti adaptação da obra de Esopo)

Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si, aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente. Moral da história: Devagar se vai ao longe!
Disponível em: https://goo.gl/jh4Jxp -Acesso em: 22 jul. 2017.

Uma característica comum aos personagens dessa adaptação é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - terem rins metanéfricos.

Vamos entender o porquê com mais detalhes.

Tema da questão: A questão aborda uma fábula que é bastante conhecida, "A Lebre e a Tartaruga", para nos instigar a pensar sobre características biológicas comuns entre esses dois animais. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimentos em zoologia, especialmente sobre o sistema excretor e circulatório dos vertebrados.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa E - terem rins metanéfricos está correta porque tanto os répteis (como a tartaruga) quanto os mamíferos (como a lebre) possuem rins metanéfricos. Os rins metanéfricos são o tipo mais avançado de rins, encontrados em répteis, aves e mamíferos, e são responsáveis por filtrar o sangue e formar a urina de maneira eficiente.

Análise das alternativas incorretas:

A - serem amoniotélicos: Esta alternativa está incorreta porque a excreção de amônia (ser amoniotélico) é característica de muitos peixes e alguns anfíbios, mas não de répteis e mamíferos. Tartarugas e lebres não excretam amônia como seu principal resíduo nitrogenado.

B - serem homeotérmicos: Esta alternativa está incorreta porque ser homeotérmico significa manter uma temperatura corporal constante, uma característica de aves e mamíferos. No entanto, répteis, como a tartaruga, são ectotérmicos, ou seja, dependem da temperatura ambiente para regular sua temperatura corporal.

C - terem circulação incompleta: Esta alternativa está incorreta porque a circulação incompleta é característica de anfíbios e alguns répteis. No caso dos mamíferos (lebre), a circulação é completa, com separação total do sangue oxigenado e não oxigenado. Já nas tartarugas, que são répteis, a circulação é considerada incompleta devido à mistura parcial do sangue nos ventrículos, mas isso não se aplica igualmente aos mamíferos.

D - terem coração tricavitário: Esta alternativa está incorreta porque um coração tricavitário, que possui três câmaras (dois átrios e um ventrículo), é característico de anfíbios e alguns répteis. No entanto, os mamíferos possuem um coração tetracavitário, com quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

Portanto, a alternativa E - terem rins metanéfricos é a única que se aplica corretamente tanto à lebre quanto à tartaruga, justificando assim a resposta correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E

  • A) amoniotélicos: Geralmente são seres aquáticos que excretam amônia ex: peixes ósseos, cnidários, moluscos, anelidios, equinodermos.
  • B) Mamíferos e aves são Endotérmicos ou homotérmicos.
  • C) Circulação incompleta: Ocorre mistura de sangue rico em O2 e CO2. Anfíbios, répteis e peixes.
  • D) Coração tricavitário: Anfíbios, já o de mamíferos, aves e répteis é tetracavitário.
  • E) Metanéfricos é um tipo de rim próprio dos vertebrados mais desenvolvidos, como répteis, aves e mamíferos, não segmentado situado na região posterior do corpo e contendo unicamente néfrons, de onde filtram os produtos de excreção a partir do sangue.

A alternativa A é uma pegadinha maldosa, que faz muitos acharem que é "amnióticos". Eu li, não prestei atenção e errei kkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo