Os atributos da redação oficial decorrem da Constituição, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1001256 Redação Oficial

Os atributos da redação oficial decorrem da Constituição, art. 37:


"A administração pública direta, indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.

Analise as afirmativas abaixo:


I. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

II. O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se por: a) articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto; b) manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, empregando sinonímia com propósito meramente estilístico; e c) escolha de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto;

III. A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É correto supor que a objetividade suprime a delicadeza de expressão e torna o texto rude e grosseiro.

IV. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

V. É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção.


Está(ão) incorreta(s):

Alternativas