Um dos grandes escritores brasileiros foi Monteiro Lobato. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - Biologia |
Q1706196 Biologia
Um dos grandes escritores brasileiros foi Monteiro Lobato. Um de seus personagens é o Jeca Tatu. Sobre esse personagem, Monteiro Lobato dizia que “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”. Monteiro Lobato ainda mencionava que “Eu ignoro que eras assim, meu caro Jeca, por motivo de doenças tremendas. Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharada cruel que te faz papudo, molenga, inerte”.
É possível concluir que o Jeca Tatu está infectado pelo verme:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A, que se refere ao Ancylostoma duodenale. Este é um parasita causador da ancilostomíase, uma doença parasitária também conhecida como amarelão. A transmissão ocorre principalmente quando as larvas filarioides, que estão no solo contaminado, penetram ativamente através da pele, geralmente pela sola do pé. Este parasita se fixa no intestino delgado e pode causar anemia devido à perda de sangue, que é o que se reflete na citação de Monteiro Lobato mencionando a "pobreza em hemoglobina" de Jeca Tatu.

Essa doença era muito comum entre os trabalhadores rurais brasileiros, o que contribuiu para o estereótipo de preguiça associado ao personagem Jeca Tatu, mas na realidade, a condição física dele era um reflexo de problemas de saúde causados pela infestação parasitária. O tratamento eficaz e melhorias nas condições sanitárias ajudam a prevenir essa infecção.

É importante notar que as outras alternativas descrevem outros parasitas e modos de transmissão diferentes daqueles mencionados na passagem de Lobato e associados ao Jeca Tatu:

  • Schistosoma mansoni (alternativa B) é transmitido por larvas cercárias em água contaminada, causando esquistossomose.
  • Taenia saginata (alternativa C) e Taenia solium (alternativa D) são transmitidas pela ingestão de carne bovina e suína mal cozida, respectivamente, e causam teníase.
  • Wuchereria bancrofti (alternativa E) é transmitido pela picada de mosquitos infectados e causa filariose linfática, não tendo relação com a descrição de Monteiro Lobato para o Jeca Tatu.

Assim, para resolver essa questão, é necessário um conhecimento sobre as doenças parasitárias, seus agentes causadores e modos de transmissão, bem como a capacidade de relacionar essa informação com as dicas fornecidas pelo texto literário.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

A ancilostomose, também chamada de ancilostomíase, necatoríase, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada pelos nematódeos da família Ancylostomidae: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus.

Outras espécies de ancilostomídeos, como o Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum, só costumam provocar infecção intestinal em gatos e cães, mas podem provocar larva migrans no homem.

B Esquistossomose. Também causada pela espécie Nectur americanus.

C Teníase. Errado, hospedeiro intermediário e o boi. Oncosfera é o ovo que fica na terra. A larva infectiva é o cisticerco.

D Teníase. Errado, hospedeiro intermediário é o porco.

E Filarióse. Errado, o mosquito transmissor é o culicideo do gênero Culex. Os flebotomínios com os do gênero Lutzomia, transmitem protozoários do gênero Leishmania, que causam leishmaniose.

B Schistosoma mansoni, cuja infecção ocorre de maneira passiva(ativa) pela penetração de larvas cercárias através da pele humana.

Só em citar a "pobreza em hemoglobina" (anemia) já sabe-se que se trata de ancilostomíase, pois os vermes são hematófagos, ou seja, se alimentam do sangue do hospedeiro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo