O processo ativo que permite a manutenção da concentração d...
Que esquema mostra, de modo simplificado, a bomba de sódio e potássio e a representação do potencial elétrico mantido por ela?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A carga interna da membrana é mais baixa do que a carga externa, tornando-se levemente negativa, devido a presença de proteínas com cargas negativas, quando em repouso. Ao ser estimulada, ocorre despolarização da membrana, devido a entrada de íons sódio na célula, invertendo as cargas. A célula ativamente expulsa os íons sódio e reestabelece a diferença de potencial abrindo os canais de potássio.
LETRA A
A
sódio saindo potássio entrando ativamente, bombeamento, membrana - int, + ext
B
sódio difusão entrando potássio saindo , membrana+ int, - ext
C
sódio difusão entrando potássio saindo , membrana+ int, - ext
D
sódio saindo potássio entrando ativamente, bombeamento, membrana - int, + ext
E
sódio difusão entrando potássio saindo , membrana+ int, - ext
Meio intracelular negativo = 2 moléculas de Potássio. (- - - - -)
Meio extracelular positivo= 3 moléculas de sódio. ( + + + +)
LETRA A
A bomba sódio potássio ou Na/ K ATPase é um tipo de transporte ativo que ocorre em todas as células do corpo. Para manter a diferença de concentração dos dois íons no meio interno e externo da célula, é preciso utilizar energia na forma de ATP. Assim, a bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo. A bomba de sódio e potássio está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular.
Naturalmente, o Na+ entra na célula e o K+ sai da célula, por difusão. Isso porque os solutos tendem a se manter em equilíbrios de concentração.
A cada acionamento da bomba de sódio e potássio, 3 Na+ se ligam aos seus sítios específicos na proteína. O ATP também liga-se à proteína e perde um radical fostato, transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da conformação da proteína que libera os íons de Na+ no meio extracelular. No mesmo momento, os 2 K+ se ligam à proteína em seus sítios específicos. O fosfato é liberado e a proteína retoma sua conformação original, liberando os íons de K+ no interior da célula.
É o que acontece na imagem da Letra A: 3 Na+ saindo da célula, ou seja, do meio intracelular para o extracelular e 2 K+ entrando na célula, do extra para o intracelular, em perfeito equilíbrio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo