O emprego dos travessões, nas linhas 13 e 14, é suficiente p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q251985 Português
O emprego dos travessões, nas linhas 13 e 14, é suficiente para marcar a inserção de trecho de caráter explicativo, razão por que a vírgula depois do segundo travessão é de uso opcional e sua omissão não prejudicaria a correção do texto.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

vírgula necessária para separar oração principal de oração subordinada adverbial causal.

colegas, me corrijam se eu tiver errada quanto a classificação em oração subordinada adverbial causal!
eu fiquei em duvida quanto à oração ser condicional ou consecutiva por causa do "SE" no começo..mas acho q a correta e consecutiva.
causal seria a oração " se nossas empresas..."
o fato(causa) das empresas nao estarem preparadas..faz com que (consequencia) coloquemos a culpa nos outros.
Muito errado: A vírgula isola oração subord. adverb. causal (basta substituir "se" por "porque" e é obrigatória quando tal oração estiver no início do período. A passagem entre travessões é somente um termo acessório da oração.

Colegas,
A presença da vírgula vírgula é necessária e obrigatória por causa da anteposição da Oração Subordinada em relação à Oração Principal. Seria
facultativa se a OS estivesse pós-posta à OP...
Quanto à classificação, a OS (a iniciada pela conjunção SE) é CAUSAL mesmo - e a maior prova disso é que comporta substituição por outras conjunções tipicamente causais (experimente substituir o SE pelo COMO, por exemplo..). Já a OP é a consequência da OS.
Enxergar a conjunção SE como sendo CONDICIONAL é o mesmo que dizer que O FATO DE NOSSAS EMPRESAS NÃO ESTAREM PREPARADAS (...) É CONDIÇÃO PARA O ATO DE SE CULPAR OS OUTROS (..), QUANDO NA VERDADE DEVEMOS ENTENDÊ-LA COMO CONJUNÇÃO CAUSAL, JÁ QUE O FATO DE NOSSAS EMPRESAS NÃO ESTAREM PREPARADAS "PROVOCA" (OU TEM COMO CONSEQUÊNCIA) O ATO DE SE CULPAR OS OUTROS...
  
Espero ter ajudado!
Abraços
 

Concordo com o colega Jefferson Gomes.
Vamos ao texto:
Se nossas empresas não estão preparadas para a competição global - devido aos velhos problemas estruturais e de gestão tanto do governo como, por vezes, da própria iniciativa privada -a solução é culpar os outros e nos protegermos atrás de barreiras artificiais.
Quando olhamos o trecho textual observamos o “se” iniciando o período. Por exclusão, podemos concluir que o “se” em questão é uma conjunção.
Conjunção é palavra invariável que liga orações ou termos de mesma função.
Dito isto, vamos para uma premissa importante para essa e outras questões: Conjunção não introduz oração principal.
Então, colocamos em ordem:
A solução é culpar os outros e nos protegermos atrás de barreiras artificiais se nossas empresas não estão preparadas para a competição global - devido aos velhos problemas estruturais e de gestão tanto do governo como, por vezes, da própria iniciativa privada.

Se nossas empresas não estão preparadas para a competição global: Oração Subordinada Adverbial Causal. Vemos que o “se” pode ser substituído por “porque”, “visto que”, “posto que”, “uma vez que”, sendo essas conjunções adverbiais causais. Não é OSA Condicional, pois o “se” não pode ser substituído por “desde que”, “salvo se” ou “contanto que”, conjunções adverbiais condicionais.
 Outra premissa importante: Orações Subordinadas Adverbiais antepostas ou intercaladas: o uso da vírgula é obrigatório.

Força e fé! Sucesso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo