No que se refere aos sistemas político-econômicos contemporâ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874083 Geografia

No que se refere aos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa, julgue o item a seguir.


Neo-eurasianismo é um termo empregado para se referir à ação da Rússia nas nações do antigo bloco soviético, bem como naquelas que estão no seu entorno e são estratégicas para seu projeto de poder.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Após o fim da Guerra Fria, acreditava-se na hegemonia de um único sistema político-econômico, porém no início do século XXI, assistimos à disputa por hegemonia global entre dois diferentes sistemas, reeditando a rivalidade bipolar do século XX, com atuação de um novo e poderoso ator. 

Análise do item:

Do ponto de vista de alguns na Rússia, historicamente, a Eurásia é uma gigantesca massa de terra que une os dois continentes, já que não há oceano separando Europa da Ásia. Eurasianismo é a defesa da ideia de que a civilização russa não é necessariamente europeia nem asiática e sim uma junção dessas duas poderosas influências. 
Neoeurasianismo é um retorno a essa linha de pensamento que tem ganhado força na Rússia no início do século XXI mediante o avanço dos interesses da OTAN ao promover a adesão de antigas repúblicas soviéticas ao bloco ocidental de defesa. A anexação da Criméia o conflito com a Ucrânia, o relacionamento com a Geórgia, Belarus, Moldávia, Armênia e Cazaquistão entre outras nações são bons exemplos dessa estratégia. Item correto.  


Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

O neo-eurasianismo é uma escola que popularizou-se nos anos seguintes à dissolução da União Soviética. Esse novo movimento considera a Rússia mais próxima culturalmente da Ásia do que da Europa. A escola inspirou-se no eurasianismo dos anos 1920 para estabelecer a nova ideia.

O eurasianismo pretende em primeiro lugar, ser uma alternativa à globalização. Dugin entende o modelo de globalização atual como a representação do expansionismo dos EUA e seus aliados da OTAN, ou seja, como a representação de um mundo unipolar que tem nos estadunidenses seu modelo econômico e filosófico e que quer impor ao mundo seus valores liberais, individualistas e democráticos.

Só lembrei da Eurásia, do livro 1984, do George Owel!

#avante

gab: Certo

Desde o início de 2000, a concepção de Eurasianismo retornou à “Política Externa Russa”. Fato que comprova isso foi o presidente Vladimir Putin, ainda em seu primeiro mandato (2000-2004), ter declarado na “Cúpula Asiática” realizada em Brunei, em novembro de 2001, que “A Rússia sempre se sentiu como um país euroasiático. Nós nunca nos esquecemos de que grande parte do seu território está na Ásia. Mas deve ser dito, com total honestidade, que nós nunca fizemos uso desta vantagem. Acho que chegou a hora de acasalar palavras com ações, em conjunto com os países da região da Ásia e Pacífico e construir laços econômicos, políticos, entre outros. Hoje, a Rússia tem tudo que é necessário para fazê-lo

https://ceiri.news/o-neo-eurasianismo-e-politica-externa-russa/

Neo-eurasianismo é uma escola russa de pensamento, popularizada na Rússia durante os anos que antecederam e seguiram ao colapso da União Soviética, que considera a Rússia culturalmente mais próxima da Ásia do que da Europa Ocidental.

GABARITO: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo