Na classificação de fogos pertinente a um projeto de prevenç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870088 Engenharia Civil
Na classificação de fogos pertinente a um projeto de prevenção contra incêndio, o fogo classe B é caracterizado por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O projeto de prevenção e combate a incêndio consiste na concepção de sistemas passivos e ativos para, respectivamente, prevenir a ocorrência de incêndios e combater os que estão ocorrendo. Para tanto, o projeto especifica uma infraestrutura dotada de extintores, mangueiras, hidrantes, iluminação de emergência, detectores de fumaça, corrimãos, sinalizações, etc.

 

De acordo com a natureza do fogo, existem quatro classes diferentes de incêndio:

 

- Classe A: "fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade através do processo de pirólise, deixando resíduos" (ABNT NBR 12693, 2010);

 

- Classe B: "fogo em combustíveis sólidos que liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos" (ABNT NBR 12693, 2010);

 

- Classe C: "fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas" (ABNT NBR 12693, 2010);

 

- Classe D: "fogo em metais combustíveis, tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio" (ABNT NBR 12693, 1993).

 

Portanto, o fogo classe B é caracterizado por englobar o fogo em gases inflamáveis. Logo, a alternativa E está correta.

 

Quanto às outras alternativas, tem-se que:

 

- As alternativas A, B e C estão erradas. É o fogo de Classe A que se caracteriza por queimar e profundidade, ocorrer por meio do processo de pirólise e gerar resíduos;

 

- A alternativa D está errada. É o fogo de Classe C que ocorre em materiais energizados.

 

Gabarito do professor: letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Temos cinco classes básicas de incêndio

A - fogo em material sólido que deixa resíduos (madeira, papel, borracha)

B - Fogo em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis

C - Fogo em equipamentos elétricos energizados (obrigatório usar agente que não conduza eletricidade para apagar as chamas)

D - Incendio que o combustível é um metal pirofórico (exemplo, lítio, magnésio)

K - Fogo em óleo e gordura em cozinhas

A classe B queima sem deixar resíduos, logo não se encaixa na pirólose e de certa maneira também não queima em profundidade, mas sim em superfície.

Sabemos que os materiais energizados, ao queimarem, se encaixam na categoria C, sobrando, portanto, alternativa E, apenas.

Classe A: Acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas. Eles devem ser combatidos com extintores à base de água, que são capazes de resfriar o ambiente, ou de espuma.

Classe B: São os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Por exemplo, gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas e graxas. Para lidar com esta classe de incêndio, não se pode usar água, mas extintores de pó químico e gás carbônico. Ambos agem por abafamento, interrompendo a combustão.

Classe C: Estes acontecem em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, equipamentos de informática, quadros de força e cabos.

Para combatê-los, o recomendado é usar extintores de pó químico ou gases.

Classe D: Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial.

Classe K: Este fogo pega em óleos vegetais ou gorduras animais. Geralmente, ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

A maneira ideal de combater esse tipo de incêndio é com uma solução aquosa de acetato de potássio, que, ao entrar em contato com o fogo, produz um efeito de saponificação que esfria e isola o combustível do oxigênio.

Fonte: Nicolas Martins - QC

Grupo destinado ao compartilhamento de provas e informações sobre concursos na área de Segurança e Saúde do Trabalho. Segue link do Telegram:

https://t.me/+pletNy27gNI5ZTcx

NBR12693/2021

Fogo classe A: fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade pelo processo de pirólise, deixando resíduos

Fogo classe B: fogo em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos

Fogo classe C: fogo em materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas

Fogo classe D: fogo em metais combustíveis, como magnésio, titânio, zircônio, sódio, lítio e potássio

Fogo classe K: fogo em ambiente de cozinha que envolva óleos comestíveis de origem vegetal e animal e gorduras, utilizados para esse fim

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo