Leia o texto a seguir. Os municípios de Coqueiros, Pirambu,...
Os municípios de Coqueiros, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, localizados no litoral norte de Sergipe, vem sofrendo significativos impactos ambientais, decorrentes principalmente de processos de ordenamento e reordenamentos territorial do solo litorâneo.
VILAR e VIEIRA, 2014.
Tais impactos acabam por gerar conflitos territoriais, estes relacionam-se com a
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dinâmica imobiliária refere-se ao conjunto de processos, atividades e interações que ocorrem no mercado imobiliário, envolvendo compra, venda, aluguel e desenvolvimento de propriedades. Esse conceito abrange o comportamento de diferentes agentes, como proprietários, investidores, construtoras e órgãos reguladores, bem como fatores econômicos, como oferta, demanda, preços e tendências de mercado. A dinâmica imobiliária envolve questões relacionadas à urbanização, especulação de terras, planejamento urbano e o impacto das políticas públicas sobre o desenvolvimento de áreas residenciais, comerciais e industriais.
Regularização fundiária é o processo legal de reconhecer e formalizar a posse ou propriedade de terras e imóveis, especialmente em áreas irregulares ou informais, como favelas ou assentamentos informais. O objetivo é integrar essas áreas ao ordenamento urbano, garantindo direitos legais de propriedade ou uso da terra aos ocupantes, o que lhes permite acesso a serviços públicos, infraestrutura e direitos como venda ou herança da propriedade. A regularização fundiária também visa resolver conflitos de terra, promover justiça social e melhorar as condições de moradia, ao mesmo tempo que organiza o desenvolvimento urbano de forma sustentável.
Ambos os conceitos estão interligados com o planejamento urbano e as políticas de desenvolvimento habitacional.
Os impactos ambientais mencionados nos municípios do litoral norte de Sergipe resultam de processos de ordenamento e reordenamento territorial, que frequentemente levam a conflitos relacionados à dinâmica imobiliária e à regularização fundiária. Esses conflitos geralmente surgem devido ao aumento do valor da terra, à pressão por novas ocupações e ao interesse em áreas de preservação, desencadeando disputas por terras e dificuldades em garantir a posse regular de imóveis na região.
Apenas um alvo: PMSE!
SERTÃO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo