Em um sistema de combate a incêndio por hidrantes ou mangot...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O projeto de prevenção e combate a incêndio consiste na concepção de sistemas passivos e ativos para, respectivamente, prevenir a ocorrência de incêndios e combater os que estão ocorrendo. Para tanto, o projeto especifica uma infraestrutura dotada de extintores, mangueiras, hidrantes, mangotinhos, iluminação de emergência, detectores de fumaça, corrimãos, sinalizações, etc.
Nesse contexto, a NBR 13714 (ABNT, 2000) trata sobre sistema de hidrantes e mangotinhos para combate a incêndio. Analisando as alternativas com base nela, tem-se que:
- A alternativa A está errada. De acordo com o item B.1.13.2 da NBR 13714 (ABNT, 2000), “as automatizações da bomba de pressurização (Jockey) para ligá-la e desligá-la automaticamente e da bomba principal para somente ligá-la automaticamente devem ser feitas através de pressostatos [...]";
- A alternativa B está correta. A afirmação consiste em parte do item B.1.13.1 da NBR 13714 (ABNT, 2000): “A pressão máxima de operação da bomba de pressurização (Jockey) instalada no sistema deve ser igual à pressão da bomba principal, medida sem vazão (shut-off). Recomenda-se que o diferencial de pressão entre os acionamentos seqüenciais das bombas seja de aproximadamente 100 kPa";
- A alternativa C está errada. Em seu item B.1.12, a NBR 13714 (ABNT, 2000) fixa que “não é recomendada a instalação de bombas de incêndio com pressões superiores a 1 MPa";
- A alternativa D está errada. Ela descreve a bomba principal. Por sua vez, a bomba de pressurização, segundo o item 3.3.2 da NBR 137714 (ABNT, 2000), consiste na “bomba hidráulica centrífuga destinada a manter o sistema pressurizado em uma faixa preestabelecida";
- A alternativa E está errada. A bomba de incêndio visa fornecer água para os sistemas de combate a incêndio e mantê-lo pressurizado, somente.
Gabarito do professor: letra B.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13714: Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
-As automatizações da bomba de pressurização (jockey), para ligá-la e desligá-la automaticamente e da bomba principal, para somente ligá-la automaticamente, devem ser feitas através de pressostatos instalados.
-C.1.15.1 A pressão máxima de operação da bomba de pressurização (jockey) instalada no sistema deve ser igual à pressão da bomba principal, medida sem vazão (shut-off). Recomenda-se que o diferencial de pressão entre os acionamentos sequenciais das bombas seja de aproximadamente 10 mca (100 kPa).
-5.8.6 O sistema deve ser dimensionado de forma que a pressão máxima de trabalho nos esguichos não ultrapasse 100 mca (1.000kPa).
-A bomba Jockey tem a função de manter a rede pressurizada, compensando pequenos vazamentos do sistema.
Grupo destinado ao compartilhamento de provas e informações sobre concursos na área de Segurança e Saúde do Trabalho. Segue link do Telegram:
https://t.me/+pletNy27gNI5ZTcx
NBR 13712:2020
a) B.1.6 A automatização da bombas principal ou de reforço deve ser executada de maneira que, após a partida do motor, seu desligamento seja somente manual no seu próprio painel de comando, localizado na casa de bombas.
B.1.13.2 As automatizações da bomba de pressurização (Jockey) para ligá-la e desligá-la automaticamente e da bomba principal para somente ligá-la automaticamente devem ser feitas através de pressostatos instalados conforme apresentado na figura B.2 e ligados nos painéis de comando e chaves de partida dos motores de cada bomba
b) B.1.13.1 A pressão máxima de operação da bomba de pressurização (Jockey) instalada no sistema deve ser igual à pressão da bomba principal, medida sem vazão (shut-off).
c) B.1.12 Não é recomendada a instalação de bombas de incêndio com pressões superiores a 1 MPa.
d) 3.3.2 bomba de pressurização (Jockey): Bomba hidráulica centrífuga destinada a manter o sistema pressurizado em uma faixa preestabelecida
3.3.1 bomba principal: Bomba hidráulica centrífuga destinada a recalcar água para os sistemas de combate a incêndio.
e) B.1.3 As bombas de incêndio devem ser utilizadas somente para este fim
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo