Em relação ao exame citopatológico realizado pelas mulheres ...
I. É consenso que mulheres que nunca tiveram relação sexual não correm risco de câncer do colo do útero por não terem sido expostas ao fator de risco necessário para essa doença: a infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV.
II. O início da coleta deve ser aos 23 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.
III. O rastreamento citológico em mulheres menopausadas pode levar a resultados falso-positivos causados pela atrofia secundária ao hipoestrogenismo, gerando ansiedade na mulher e procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.
IV. Mulheres submetidas à histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, podem ser excluídas do rastreamento, desde que apresentem exames anteriores normais.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - Apenas I, III e IV.
Tema da Questão:
A questão aborda o exame citopatológico (Papanicolau) realizado pelas mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero. Esse exame é fundamental para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer cervical, muitas vezes associadas ao Papilomavírus Humano (HPV), principalmente seus tipos oncogênicos. A compreensão das diretrizes para a realização do exame e as condições específicas das pacientes são essenciais para a correta interpretação da questão.
Assertiva I: Correta
“É consenso que mulheres que nunca tiveram relação sexual não correm risco de câncer do colo do útero por não terem sido expostas ao fator de risco necessário para essa doença: a infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV.”
Isso está correto. O principal fator de risco para o câncer de colo de útero é a infecção persistente por tipos oncogênicos do HPV, que é transmitido sexualmente. Mulheres que nunca tiveram relação sexual têm um risco significativamente menor.
Assertiva II: Incorreta
“O início da coleta deve ser aos 23 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.”
De acordo com as diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde, o início da coleta do exame citopatológico deve ser aos 25 anos para mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual, e não aos 23 anos. Por isso, esta assertiva está incorreta.
Assertiva III: Correta
“O rastreamento citológico em mulheres menopausadas pode levar a resultados falso-positivos causados pela atrofia secundária ao hipoestrogenismo, gerando ansiedade na mulher e procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.”
Essa afirmação está correta. A atrofia vaginal decorrente do hipoestrogenismo na menopausa pode causar alterações celulares que resultam em resultados falso-positivos no exame citopatológico, levando a intervenções desnecessárias.
Assertiva IV: Correta
“Mulheres submetidas à histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, podem ser excluídas do rastreamento, desde que apresentem exames anteriores normais.”
Está correta. As diretrizes indicam que mulheres que passaram por histerectomia total por motivos benignos, sem histórico de lesões cervicais significativas, não precisam continuar com o rastreamento citopatológico, se seus exames anteriores foram normais.
Alternativas Incorretas:
- A - Apenas I: Incorreta porque apenas a assertiva I está correta, desconsiderando as corretas III e IV.
- B - Apenas II: Incorreta porque a assertiva II está incorreta.
- C - Apenas I e III: Incorreta porque desconsidera a assertiva IV, que também está correta.
- E - I, II, III e IV: Incorreta porque a assertiva II está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo