A ilustração precedente remete ao processo de retirada do Re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874086 Geografia

                       

A ilustração precedente remete ao processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.


As medidas protecionistas dos países integrantes da União Europeia foram o principal motivo para que o governo conservador do Reino Unido propusesse o Brexit.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Grandes crises geopolíticas, como o "Brexit", são tema recorrente de questões de prova e precisam ser acompanhadas com atenção, desde sua origem até as últimas atualizações. 

Análise do item:

Países membros da UE só podem usar medidas protecionistas em relações com países de fora do bloco, sendo as negociações intrabloco regidas por regras definidas em comum acordo pelos países associados. O principal argumento pró-brexit usado pelo governo da época foi que as demandas regulatórias de diversos tipos da UE representavam uma grande perda de soberania do Reino Unido que acabava regido externamente pelas determinações de Bruxelas cidade sede da UE. Item errado.  


Gabarito do professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Acredito que a principal causa do Brexit foi a questão dos refugiados, sobretudo árabes, A população inglesa acha que fora da UE, pode impor regras mais rigorosas.
Entende-se por protecionismo as políticas anti liberais, quando vc aumenta tarifas pra dificultar o livre comércio.

O grande motivo para a retirada do Reino Unido da UE foi devido ao atraso economico que estava sofrendo dentro do bloco. Várias países, tais como Portugal, Espanha e, principalmente, o caso mais emblemático grego, precisam mais de auxílio dos países desenvolvidos (Alemanha e Reino Unido) do que podiam contribuir para o bloco.

Além disso, é claro, a perda de soberania estatal quando se entra numa união economica.

Quem conhece CESPE sabe que, quando se generaliza, pode estar errado:

 

"...medidas protecionistas dos países integrantes da União Europeia foram o principal motivo..."

ERRADO>Questões econômicas, já que se considera que o Reino Unido pode crescer mais se não se submeter as exigências da União Europeia; investimentos em áreas estratégicas, essa foi uma das promessas feitas aos britânicos caso houvesse a saída do bloco, já que o Reino Unido poderia investir mais dinheiro em setores como a saúde, importantes já que há um elevado índice de expectativa de vida da população britânica;

Imigração, a qual foi um dos mais fortes argumentos para saída do Reino Unido do grupo, já que foi criado um suposto medo das migrações, especialmente por uma incapacidade de controlar o número de imigrantes no Reino Unido caso ele continuasse no bloco, o que causaria problemas

Errado, segundo uma matéria da BBC dentre outros os motivos foram:

O peso (ou não) da economia:

Especialistas do FMI (Fundo Monetário Internacional), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de várias outras organizações se pronunciaram afirmando que o crescimento econômico seria prejudicado, o desemprego aumentaria, o valor da libra cairia e as empresas britânicas ficariam em uma espécie de terra de ninguém fora do bloco.

Promessa de Dinheiro para a Saúde:

A declaração de que a saída do bloco iria liberar até 350 milhões de libras (mais de R$ 1,7 bilhão) a mais por semana para aplicar na saúde pública é o tipo de frase política dos sonhos para qualquer marqueteiro: fácil de entender e atraente para todas as idades e correntes políticas.

Imigração:

A campanha pela saída do bloco transformou a questão da imigração em seu trunfo, principalmente ao englobar assuntos como identidade nacional e cultural, o que tinha apelo entre os eleitores de baixa renda.

Eleitores mais velhos:

os mais velhos aprovaram em peso a saída da União Europeia.

Um relacionamento difícil:

O casamento entre Reino Unido e Europa nunca foi fácil.Foram necessários anos para os britânicos se juntarem à Comunidade Europeia, em 1975. E muitos apoiaram a entrada de má vontade, ou apenas por razões econômicas superficiais.Essa ambivalência se transformou em hostilidade: foram décadas de ceticismo de políticos e de grande parte da imprensa britânica em relação à União Europeia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo