Em relação aos limites de tolerância para ruídos de impacto,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997075 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação aos limites de tolerância para ruídos de impacto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 135 dB (linear), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB (C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente. ( ) Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e com circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo. ( ) Em caso de não se dispor de medidor do nível de pressão sonora com circuito de resposta para impacto, será válida a leitura feita no circuito de resposta rápida (FAST) e no circuito de compensação “C”. Nesse caso, o limite de tolerância será de 120 dB (C). ( ) Entende-se por ruído intermitente aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, em intervalos superiores a 1 segundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - F – V – V – F.

Vamos entender melhor a questão e a norma para justificar o gabarito:

A primeira afirmação é Falsa porque, de acordo com a NR 15, os limites de tolerância para ruídos de impacto são de 130 dB (decibéis) no circuito linear ou 120 dB no circuito de resposta C (slow). Não há menção na norma a um limite de tolerância de 135 dB para ruídos de impacto ou o conceito de risco grave e iminente associado a esses níveis em situações de trabalho sem proteção adequada.

A segunda afirmação é Verdadeira, a NR 15 estabelece que o limite de tolerância para ruído de impacto é de 130 dB no circuito linear de resposta para impacto. Além disso, a norma também orienta que as medições devem ser realizadas próximas ao ouvido do trabalhador e que os ruídos entre os picos de impacto devem ser avaliados como ruído contínuo.

A terceira afirmação é Verdadeira, pois na ausência de um medidor com circuito de resposta para impacto, a norma permite o uso de um medidor no circuito de resposta rápida (FAST) e com compensação C, ajustando o limite tolerável para 120 dB (C).

A quarta afirmação é Falsa. A NR 15 não define ruído intermitente com a frequência e a duração dos picos mencionados. Na realidade, um ruído intermitente é caracterizado pela variação de nível de pressão sonora com períodos de pausa, mas não necessariamente com a duração de picos ou intervalos especificados na afirmação.

A compreensão das normas regulamentadoras é essencial para atuar de forma segura e dentro da legalidade nas atividades profissionais. No caso da NR 15, que lida com atividades e operações insalubres, é fundamental saber interpretar seus limites e critérios para garantir a saúde e a proteção dos trabalhadores em ambientes de alto risco.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 2 LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDOS DE IMPACTO

(F) As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.

(V) Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo.

(V) Em caso de não se dispor de medidor do nível de pressão sonora com circuito de resposta para impacto, será válida a leitura feita no circuito de resposta rápida (FAST) e circuito de compensação "C". Neste caso, o limite de tolerância será de 120 dB(C).

(F) Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo