As Infecções do Trato Reprodutivo incluem: as Infecções Sex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937847 Enfermagem
As Infecções do Trato Reprodutivo incluem: as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), as infecções iatrogênicas (por exemplo: pós-aborto) e as infecções endógenas. Referente às ISTs, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: C

Vamos entender por que a alternativa C é a correta e o que há de errado com as outras opções.

Alternativa C: A afirmação correta é que a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Isso é um ponto crucial no estudo das ISTs, pois algumas infecções, como a sífilis e o HIV, podem ser transmitidas verticalmente, ou seja, da mãe para o filho, durante esses momentos críticos.

Alternativa A: Essa opção está incorreta porque as ISTs não são raras. Pelo contrário, são bastante comuns e possuem um grande número de etiologias e apresentações clínicas, afetando significativamente a qualidade de vida das pessoas e suas interações sociais.

Alternativa B: A declaração de que as ISTs são causadas por menos de 20 agentes etiológicos é equivocada. Na verdade, existem mais de 30 agentes etiológicos, incluindo bactérias, vírus e parasitas, responsáveis por uma variedade de infecções sexualmente transmissíveis.

Alternativa D: Esta alternativa é incorreta porque, além do contato sexual, as ISTs podem sim ser transmitidas por via sanguínea. Exemplos incluem a transmissão do HIV e da hepatite B por meio do compartilhamento de agulhas contaminadas.

Alternativa E: A afirmação de que as ISTs dificultam a transmissão do HIV é incorreta. Na verdade, a presença de ISTs pode aumentar a probabilidade de contrair e transmitir o HIV devido a lesões e inflamações que tornam as mucosas mais vulneráveis à infecção pelo HIV.

Entender as ISTs é fundamental para a atuação na prática de enfermagem, especialmente em atividades de promoção, prevenção e educação em saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra c

 

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)  para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015)

 

 

a) As ISTs são raras, têm poucas etiologias e apresentações clínicas e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais.

 

Errada.

 

As IST são frequentes, têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais.

 

 

b) São causadas por menos de 20 agentes etiológicos.

 

Errada.

 

As IST são causadas por mais de 30 agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo transmitidas, principalmente, por contato sexual e, de forma eventual, por via sanguínea.

 

 

c) A transmissão da IST pode acontecer, como consequência de uma IST, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

 

Correta.

 

A transmissão de uma IST ainda pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Essas infecções podem se apresentar sob a forma de síndromes: úlceras genitais, corrimento uretral, corrimento vaginal e DIP.

 

 

d) São, principalmente, transmitidas de uma pessoa a outra por contato sexual, porém nunca por via sanguínea. 

 

Errada.

 

As IST são causadas por mais de 30 agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários), sendo transmitidas, principalmente, por contato sexual e, de forma eventual, por via sanguínea.

 

 

e) Algumas infecções possuem altas taxas de incidência e prevalência e apresentam complicações mais graves em mulheres, dificultando a transmissão do HIV.

 

Errada.

 

Algumas infecções possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV.

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo