Ao se referir ao escritor Joaquim Nabuco, no terceiro parágr...
A humanidade tem dominado a natureza a fim de tornar
a vida cada vez mais longa e mais cômoda. Essas vantagens se
expandiram para um número crescente de seres humanos.
Graças à combinação dessas duas tendências, os homens
imaginaram que seria possível construir uma utopia em que
todos teriam acesso a tudo: todos, pelas mudanças sociais; a
tudo, por causa dos avanços técnicos. No século XX, numa
demonstração de arrogância, muitos chegaram a marcar o ano
2000 como a data da inauguração dessa utopia.
Neste início de século, vemos que a técnica superou as
expectativas. Os seres humanos dispõem de uma variedade de
bens e serviços inimagináveis até há bem pouco tempo, que
aumentaram substancialmente a esperança de vida, ampliaram
o tempo livre a ser usufruído e ainda oferecem a possibilidade
de realizar sonhos de consumo. Mas a história social não cumpriu
a parte que lhe cabia no acordo, e uma parcela considerável
da humanidade ficou excluída dos benefícios. Ainda mais
grave: o avanço técnico correu a uma velocidade tão grande
que passou a aumentar a desigualdade e a ameaçar a estabilidade
ecológica do planeta. A exclusão deixou de ser vista como
uma etapa a ser superada: é um estado ao qual bilhões de
seres humanos - os excluídos da modernidade - estão
condenados.
Na modernidade técnica, o processo social, tanto entre
os capitalistas mais liberais quanto entre os socialistas mais
ortodoxos, é analisado do ponto de vista econômico, ignorandose
ou relegando-se a um segundo plano os aspectos sociais e
os éticos. Já no século XIX, na luta pela abolição da escravidão,
Joaquim Nabuco procurava encarar o processo social
sob três óticas: a moral, a social e a econômica. Mais de um
século passado, é urgente retomar essa visão triangular, se se
deseja superar a barbárie da exclusão.
(Cristovam Buarque. Admirável mundo atual. S. Paulo: Geração
Editorial, 2001, pp. 188 e 328)
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No início do 3º § o autor destaca que... "Na modernidade técnica, o processo social, tanto entre os capitalistas mais liberais quanto entre os socialistas mais
ortodoxos, é analisado do ponto de vista econômico, ignorandose ou relegando-se a um segundo plano os aspectos sociais e os éticos".
No 3º §, o autor menciona que "Já no século XIX, na luta pela abolição da escravidão, Joaquim Nabuco procurava encarar o processo social sob três óticas: a moral, a social e a econômica."
Quer dizer, Joaquim Nabuco já se preocupava, naquela época, com os aspectos moral, social e econômico, quando todos se preocupavam apenas com os aspectos econômicos.
a) é antiga a luta para que a inclusão social dos oprimidos se dê do modo mais abrangente possível. CERTO. Joaquim Nabuco já se preocuva com isso, no século XIX.
b) vem de longe a idéia de que o progresso tecnológico encaminha a solução das questões sociais. ERRADO. O 2º § traz a seguinte redação: "...o avanço técnico correu a uma velocidade tão grande que passou a aumentar a desigualdade e a ameaçar a estabilidade ecológica do planeta."
c) aquele escritor, já no século XIX, propunha-se a enfrentar a barbárie do desequilíbrio ecológico do planeta. ERRADO. Joaquim Nabuco procurava encarar o processo social sob três óticas: a moral, a social e a econômica." Ele falava em desigualdade social e não em desequilíbrio ecológico.
d) são antigas as lutas pela abolição do trabalho forçado, caracterizadas pela plena confiança nas vantagens da tecnologia. ERRADA. O texto menciona a luta pela abolição da escravidão mas não a vincula aos avanços da tecnologia.
e) vem de longe a idéia de que a exclusão social só ocorre quando o avanço tecnológico é pouco relevante. ERRADA. Vem de longe a ideia (Joaquim Nabuco, século XIX) de que o processo social deve ser analisado em três óticas: moral, social e econômica. A exclusão social ocorre porque os aspectos sociais são vistos apenas sob a ótica econômica.
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