O envelhecimento para mulher é um processo que exige dos pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937852 Enfermagem
O envelhecimento para mulher é um processo que exige dos profissionais da saúde o cuidado pautado em princípios éticos aliados à educação para a saúde e a qualidade de vida. Com relação a esse período, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A.

Explicação sobre o tema da questão:

O envelhecimento feminino é um processo complexo que envolve diversas mudanças biológicas, psicossociais e de qualidade de vida. O climatério e a menopausa são fases importantes desse processo, e os profissionais de saúde precisam estar bem preparados para oferecer um cuidado ético e educativo, garantindo a qualidade de vida das mulheres.

Justificativa da alternativa correta:

A - "O climatério é uma fase biológica da vida da mulher e um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem afetar a forma como ela vive o climatério e responde a essas mudanças em sua vida."

Essa alternativa está correta. O climatério é realmente um período de transição na vida da mulher que envolve não apenas mudanças biológicas, mas também psicossociais e emocionais. Durante essa fase, há transformações afetivas, sexuais, familiares e ocupacionais que influenciam significativamente a forma como a mulher vive e responde a essas mudanças.

Justificativa das alternativas incorretas:

B - "A confirmação do climatério e da menopausa é eminentemente laboratorial, sendo necessárias dosagens hormonais."

Essa alternativa está incorreta. Embora os exames laboratoriais possam ajudar no diagnóstico, a menopausa é diagnosticada clinicamente após 12 meses consecutivos de amenorreia (ausência de menstruação). As dosagens hormonais não são sempre necessárias para confirmar o climatério e a menopausa.

C - "A menopausa, marco do período climatérico, é a interrupção provisória da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa, após 12 meses consecutivos de amenorreia."

Essa alternativa está incorreta. Primeiro, a menopausa não é uma interrupção provisória da menstruação; é permanente. Segundo, o diagnóstico é, de fato, retroativo após 12 meses de amenorreia, mas a descrição inicial contém um erro conceitual importante sobre a natureza da menopausa.

D - "O climatério corresponde à transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, ocorrendo habitualmente entre os 30 e 35 anos."

Essa alternativa está incorreta. O climatério geralmente começa mais tarde, por volta dos 40-50 anos. A faixa etária de 30 a 35 anos mencionada está incorreta para este contexto.

E - "A menopausa pode ocorrer de forma precoce, antes dos 30 anos, a chamada falência ovariana precoce. Nesses casos, não precisam ser descartadas algumas condições clínicas de manejo na Atenção Básica."

Essa alternativa está parcialmente correta, mas contém uma imprecisão. A falência ovariana precoce pode ocorrer antes dos 40 anos, não apenas antes dos 30. Além disso, a afirmação precisa ser mais específica sobre as condições clínicas que devem ser consideradas na Atenção Básica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra a

 

De acordo com os Protocolos da Atenção Básica: saúde da mulher (MS, 2016)

 

 

a) O climatério é uma fase biológica da vida da mulher e um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem afetar a forma como ela vive o climatério e responde a essas mudanças em sua vida.

 

Correta.

 

 

b) A confirmação do climatério e da menopausa é eminentemente laboratorial, sendo necessárias dosagens hormonais.

 

Errada.

 

A confirmação do climatério e da menopausa é eminentemente clínica, sendo desnecessárias dosagens hormonais.

 

 

 

c) A menopausa, marco do período climatérico, é a interrupção provisória da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa, após 12 meses consecutivos de amenorreia.

 

Errada.

 

A menopausa, marco do período climatérico, é a interrupção permanente da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa, após 12 meses consecutivos de amenorreia, ocorrendo geralmente entre os 48 e 50 anos de idade.

 

 

d) O climatério corresponde à transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, ocorrendo habitualmente entre os 30 e 35 anos.

 

Errada.

 

O climatério corresponde à transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, ocorrendo habitualmente entre os 40 e 65 anos.

 

 

e) A menopausa pode ocorrer de forma precoce, antes dos 30 anos, a chamada falência ovariana precoce. Nesses casos, não precisam ser descartadas algumas condições clínicas de manejo na Atenção Básica.

 

Errada.

 

A menopausa pode ocorrer de forma precoce, antes dos 40 anos, a chamada falência ovariana precoce. Nestes casos, precisam ser descartadas algumas condições clínicas de manejo na Atenção Básica (como a gravidez) e as mulheres devem ser encaminhadas para investigação no serviço de referência.

 

 

Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério
da Saúde, 2016.

CLIMATÉRIO - Menstruação irregulares e insuficiência ovariana (hormônios baixos).

Fase biológica da vida da mulher e um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem afetar a forma como ela vive o climatério e responde a essas mudanças em sua vida.

MENOPAUSA - Para ser estabelecida a mulher sem menstruar durante 1 ano (12 meses) completos.

De acordo com os Protocolos da Atenção Básica: saúde da mulher (MS, 2016)

 

 

a) O climatério é uma fase biológica da vida da mulher e um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional, que podem afetar a forma como ela vive o climatério e responde a essas mudanças em sua vida.

 

 A confirmação do climatério e da menopausa é eminentemente clínica, sendo desnecessárias dosagens hormonais.

 

 A menopausa, marco do período climatérico, é a interrupção permanente da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa, após 12 meses consecutivos de amenorreia, ocorrendo geralmente entre os 48 e 50 anos de idade.

 

O climatério corresponde à transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, ocorrendo habitualmente entre os 40 e 65 anos.

 

 .A menopausa pode ocorrer de forma precoce, antes dos 40 anos, a chamada falência ovariana precoce. Nestes casos, precisam ser descartadas algumas condições clínicas de manejo na Atenção Básica (como a gravidez) e as mulheres devem ser encaminhadas para investigação no serviço de referência.

 

 

Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério

da Saúde, 2016.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo