Durante a primeira semana de vida, a grande maioria dos recé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2746875 Enfermagem

Durante a primeira semana de vida, a grande maioria dos recém-nascidos apresenta níveis séricos de bilirrubina indireta aumentada (acima de 1 mg/dL), refletindo a adaptação neonatal ao metabolismo da bilirrubina. Esse processo é chamado de hiperbilirrubinemia fisiológica e sobre ele é INCORRETO afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a alternativa B.

Explicação sobre a Hiperbilirrubinemia Fisiológica:

Nos recém-nascidos, é comum observar um aumento nos níveis de bilirrubina, chamado de hiperbilirrubinemia fisiológica. Isso ocorre devido à adaptação do metabolismo da bilirrubina que o recém-nascido enfrenta após o nascimento. Existem várias razões para esse aumento, principalmente relacionadas à imaturidade dos mecanismos de excreção e à alta produção de bilirrubina a partir da degradação das hemácias fetais.

Análise das Alternativas:

A - "há a diminuição da excreção hepática da bilirrubina." - Essa afirmação está correta. Nos recém-nascidos, a imaturidade do fígado causa uma excreção hepática reduzida de bilirrubina.

B - "ocorre devido à atividade deficiente da enzima glicuronil transferase, que é produzida no pâncreas." - Essa afirmação está incorreta. Na verdade, a glicuronil transferase é uma enzima que está localizada no fígado, não no pâncreas, e é vital no processo de conjugação da bilirrubina. A deficiência dessa enzima no fígado é uma das causas da hiperbilirrubinemia fisiológica.

C - "há sobrecarga da bilirrubina hepática decorrente da circulação êntero-hepática da bilirrubina indireta." - Essa afirmação está correta. A circulação êntero-hepática contribui para a sobra de bilirrubina indireta no sistema.

D - "a deficiência da proteína carreadora de bilirrubina hepática, a ligandina, contribui para o seu aparecimento." - Esta também está correta. A ligandina é uma proteína hepática que participa do transporte intracelular de bilirrubina e sua deficiência contribui para a hiperbilirrubinemia fisiológica.

Entender esses mecanismos é fundamental para o diagnóstico diferencial entre icterícia fisiológica e outras formas de icterícia neonatal que podem exigir intervenção médica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

que questão fila da mãe! todo mundo sabe que a bilirrubina está relacionada ao fígado, eles vão e mete um pâncreas numa viagem astral, tá loco mano

B - INCORRETA . Não, a enzima glicuronil transferase não é produzida no pâncreas.

A enzima glicuronil transferase é produzida no fígado e desempenha um papel fundamental no metabolismo da bilirrubina. Ela é responsável por conjugá-la com ácido glucurônico, transformando-a em bilirrubina direta, que pode ser excretada na bile.

A deficiência da enzima glicuronil transferase é uma das principais causas da hiperbilirrubinemia neonatal, especialmente na forma conhecida como icterícia fisiológica do recém-nascido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo