A tripsina é uma enzima liberada pelo pâncreas em sua forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - Biologia |
Q1706220 Biologia
A tripsina é uma enzima liberada pelo pâncreas em sua forma inativa, o tripsinogênio. A conversão do tripsinogênio em tripsina (forma ativa) ocorre no:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a enzima tripsina e pede a alternativa correta sobre onde ocorre a conversão do tripsinogênio em tripsina. Os animais vertebrados precisam obter os nutrientes necessários para realizar seu metabolismo, além da água e dos sais minerais. Os principais nutrientes orgânicos que são utilizados como alimento são os açúcares, os lipídios e as proteínas. O sistema digestivo é formado por um tubo digestivo musculoso, que se associa com órgãos e glândulas. No processo digestório que começa na boca, as enzimas amilase ou ptialina quebram o amido dos alimentos, e a faringe e o esôfago levam o bolo alimentar até o estômago através dos movimentos peristálticos, onde o suco gástrico associa o ácido clorídrico à enzima pepsina, iniciando o processo de digestão de proteínas. O pâncreas sintetiza a enzima inativa tripsinogênio pelas suas células, secretando no duodeno através do suco pancreático e pela ação da enteroquinase, catalisa o tripsinogênio em tripsina. Essa enzima digere proteínas e as transforma em peptídeos. A massa alimentar então chega ao duodeno (quimo) onde ocorre a liberação da bile pelo fígado que atua como detergente, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão, e ocorre a liberação do suco pancreático pelo pâncreas, que neutraliza o ácido proveniente do estômago para que as enzimas amilase pancreática e lipase pancreática possam degradar amido e proteínas. No intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e passam para os capilares na parede intestinal que contém microvilosidades, e então a massa alimentar (quilo) chega ao intestino grosso, onde são reabsorvidos sais minerais e água resultantes. Os restos não absorvidos são eliminados pelo reto. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991) 

 

Fonte da imagem: site slidetodoc.com


A conversão do tripsinogênio em tripsina (forma ativa) ocorre no:


A) duodeno, pela ação do ácido clorídrico, em pH ácido. Incorreta. Essa conversão da enzima inativa para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, mas não pela ação do ácido clorídrico, e sim da enzima enteroquinase em pH alcalino.


B) duodeno, pela ação da enteroquinase, em pH alcalino. CORRETA. A conversão da enzima inativa (tripsinogênio) para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, pela ação da enzima enteroquinase em pH alcalino.


C) duodeno, pela ação da quimiotripsina, em pH neutro. Incorreta. Essa conversão da enzima inativa para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, mas não pela ação da quimiotripsina, e sim da enzima enteroquinase em pH alcalino. A quimiotripsina atua junto da tripsina.

D) próprio pâncreas, pela ação do bicarbonato de sódio, em pH alcalino. Incorreta. O pâncreas é responsável por sintetizar a enzima inativa tripsinogênio, que após chegar ao duodeno, se converte em tripsina.

E) próprio pâncreas, pela ação do cloreto de sódio, em pH neutro. Incorreta. O pâncreas sintetiza a enzima inativa tripsinogênio, que após chegar ao duodeno, se converte em tripsina através da ação da enteroquinase, em pH alcalino.


Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O tripsinogênio é secretado no duodeno através do suco pancreático. No trato gastrointestinal, o tripsinogênio é convertido pela enteroquinase em tripsina, enzima que participa da proteólise de proteínas e peptídios, produzindo aminoácidos.

Gab: B

Enteroquínase ou enteropeptidase é uma enzima produzida pelas células do duodeno durante a passagem de alimento e responsável por catalisar tripsinogênio em tripsina. Além de ativar o tripsinógeno, também atua como protease catalisando a hidrólise de ligações peptídicas de proteínas. 

letra: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo