A tripsina é uma enzima liberada pelo pâncreas em sua forma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte da imagem: site slidetodoc.com
A conversão do tripsinogênio em tripsina (forma ativa) ocorre no:
A) duodeno, pela ação do ácido clorídrico, em pH ácido. Incorreta. Essa conversão da enzima inativa para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, mas não pela ação do ácido clorídrico, e sim da enzima enteroquinase em pH alcalino.
B) duodeno, pela ação da enteroquinase, em pH alcalino. CORRETA. A conversão da enzima inativa (tripsinogênio) para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, pela ação da enzima enteroquinase em pH alcalino.
C) duodeno, pela ação da quimiotripsina, em pH neutro. Incorreta. Essa conversão da enzima inativa para enzima ativa (tripsina) ocorre no duodeno, mas não pela ação da quimiotripsina, e sim da enzima enteroquinase em pH alcalino. A quimiotripsina atua junto da tripsina.
D) próprio pâncreas, pela ação do bicarbonato de sódio, em pH alcalino. Incorreta. O pâncreas é responsável por sintetizar a enzima inativa tripsinogênio, que após chegar ao duodeno, se converte em tripsina.
E) próprio pâncreas, pela ação do cloreto de sódio, em pH neutro. Incorreta. O pâncreas sintetiza a enzima inativa tripsinogênio, que após chegar ao duodeno, se converte em tripsina através da ação da enteroquinase, em pH alcalino.
Gabarito do Professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tripsinogênio é secretado no duodeno através do suco pancreático. No trato gastrointestinal, o tripsinogênio é convertido pela enteroquinase em tripsina, enzima que participa da proteólise de proteínas e peptídios, produzindo aminoácidos.
Gab: B
Enteroquínase ou enteropeptidase é uma enzima produzida pelas células do duodeno durante a passagem de alimento e responsável por catalisar tripsinogênio em tripsina. Além de ativar o tripsinógeno, também atua como protease catalisando a hidrólise de ligações peptídicas de proteínas.
letra: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo