Em conformidade com o Anexo nº 11 da NR-15 – Agentes químico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997081 Segurança e Saúde no Trabalho
Em conformidade com o Anexo nº 11 da NR-15 – Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho –, especialmente com o quadro n° 1 do referido anexo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os valores fixados como asfixiantes simples determinam que nos ambientes de trabalho, em presença dessas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo desse valor serão consideradas insalubres. ( ) A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 20 amostragens para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador –, com intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada uma das amostragens. ( ) Para os agentes químicos que tenham valor-teto assinalado, considerar-se-á situação de risco grave e iminente quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1. ( ) O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) Os valores fixados como asfixiantes simples determinam que nos ambientes de trabalho, em presença dessas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo desse valor serão consideradas insalubres. 

Todos os valores fixados no Quadro n.o 1 como "Asfixiantes Simples" determinam que nos ambientes de trabalho, em presença destas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 18 (dezoito) por cento em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

(F) A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 20 amostragens para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador –, com intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada uma das amostragens. 

A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.

(F) Para os agentes químicos que tenham valor-teto assinalado, considerar-se-á situação de risco grave e iminente quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1. 

Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.

(V) O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo