No que se refere às dinâmicas políticas e econômicas do Merc...
No que se refere às dinâmicas políticas e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue o item subsequente.
A dimensão política do bloco inclui o Parlamento do
MERCOSUL (PARLASUL), criado em 2005 como órgão de
representação dos povos do MERCOSUL, cuja sede é rotativa,
assim como a presidência do bloco.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Parlamento do Mercosul
Tipo: Parlamento regional
Liderança
Presidente: Arlindo Chinaglia (Brasil)
Estrutura
Membros: 139 parlamentares
Grupos políticos
Brasil (37)
Argentina (43)
Uruguai (18)
Paraguai (18)
Venezuela (23)
Sede
Montevidéu
Site
www.parlamentomercosur.org
Tem doutrinação até nos comentários no QC.
O Protocolo de Ouro Preto, de 1994, criou a Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL (CPC), órgão representativo dos Parlamentos dos Estados Partes, que funcionou de 1994 a 2006, integrada por igual número de parlamentares designados por cada um dos Estados Partes.
O Parlamento do MERCOSUL foi criado em 2005, com a aprovação do seu Protocolo Constitutivo, como órgão de representação dos povos do MERCOSUL. O Parlamento do MERCOSUL é órgão unicameral, independente e autônomo. O órgão, que não é dotado de capacidades legislativas, integra a estrutura institucional do bloco em substituição à CPC.
A partir de maio de 2007, após a entrada em vigência do Protocolo nos Estados Partes, o Parlamento passou a reunir-se em sua sede, em Montevidéu, em sessões mensais. Até 2010, cada Estado Parte era representado por 18 parlamentares, escolhidos entre membros dos parlamentos nacionais.
A composição atual do Parlamento foi definida em outubro de 2010, segundo critério de representação cidadã (Decisão CMC Nº 28/10). A representação cidadã implica a atribuição de pesos diferenciados na representação das populações dos Estados Partes, com base no critério da proporcionalidade atenuada: há um mesmo número mínimo de representantes por cada Estado Parte (18 por país) e uma escala de assentos adicionais a ser aplicado para cada Estado Parte em proporção à sua população. Tal escala, contudo, define taxas crescentes de proporcionalidade, por isso a denominação "proporcionalidade atenuada".
Atualmente, o Brasil é representado por 37 parlamentares; a Argentina, por 43; a Venezuela, por 22; o Uruguai e o Paraguai, por 18 cada. A composição final das bancadas (Brasil: 75; Argentina 43; Venezuela 32; Paraguai e Uruguai: 18 cada) está condicionada à realização de eleições diretas, que deverão observar a regulamentação do pleito em cada Estado Parte. Atualmente, Paraguai e Argentina já elegem diretamente seus parlamentares do MERCOSUL
http://www.mercosul.gov.br/o-mercosul-na-vida-do-cidadao/parlamento-do-mercosul
Gabarito: Errado
Comissões:
O Parlamento do MERCOSUL tem Comissões Permanentes, Temporárias e Especiais.
Organização interna:
Conselho
O Parlamento tem um Conselho de Administração, encarregado de conduzir o trabalho legislativo e seus serviços administrativos.
É composto por um Presidente e um Vice-Presidente para cada um dos outros Estados Partes, cujo mandato é de 2 (dois) anos, e seus membros podem ser reeleitos uma vez.
Em caso de ausência ou impedimento temporário, o Presidente é substituído por um dos Vice-Presidentes, conforme estabelecido no Regimento Interno.
Secretarias
O Parlamento tem secretariados, que funcionam de forma permanente na sede do Parlamento e são os seguintes:
Secretariado Parlamentar: é responsável pelas tarefas de gestão e assessoramento das atividades parlamentares: Sessões Ordinárias, Extraordinárias e de Protocolo; Reuniões de Comissões Permanentes e Especiais; e Reuniões Públicas. Ele também é responsável pela documentação do Parlamento, Jornal de Sessões, biblioteca e arquivo.
Secretaria Administrativa: responsável pela administração do Parlamento e tem as seguintes funções: gestão financeira e contábil, correspondência oficial compartilhada com a Secretaria Parlamentar, tecnologia da informação e outras tarefas administrativas inerentes ao Parlamento.
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social: responsável pelo relacionamento do Parlamento do MERCOSUL com os Congressos Nacionais dos Estados Partes, os órgãos do bloco, os cidadãos, as organizações sociais e comunitárias e a imprensa. Ele também é responsável por divulgar as atividades da instituição junto com a mídia.
Ministério das Relações Internacionais e Integração: é responsável pelas relações internacionais do parlamento com a integração de outros sistemas (União Europeia, da Comunidade Andina, da Comunidade Sul-Americana de Nações, etc.) e organizações internacionais (BID, da ONU, da OEA, OMC).
https://www.parlamentomercosur.org/innovaportal/v/148/1/parlasur/organizacion.html
Não dá pra aguentar o facebook por causa disso... Agora tá cheio desses textões aqui também! '--
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo