O xilema primário e floema secundário se originam, respecti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: SEE-AC Prova: IBADE - 2019 - SEE-AC - Professor - Biologia |
Q1706223 Biologia
O xilema primário e floema secundário se originam, respectivamente, do:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C: procâmbio e do câmbio fascicular.

Vamos entender o porquê dessa escolha e discutir as demais alternativas:

Tema da Questão:

A questão aborda a origem dos tecidos xilema primário e floema secundário, que são fundamentais no sistema de transporte das plantas. O xilema transporta água e sais minerais das raízes para as folhas, enquanto o floema distribui os produtos da fotossíntese pelo organismo vegetal.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

Procâmbio e câmbio fascicular são os tecidos meristemáticos responsáveis pela formação do xilema primário e floema secundário, respectivamente.

  • Procâmbio é um meristema primário que dá origem ao xilema primário e ao floema primário durante o crescimento inicial da planta, na fase de crescimento primário.
  • Câmbio fascicular é um tipo de meristema secundário que, durante o crescimento secundário, gera novos tecidos condutores, incluindo o floema secundário.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Câmbio fascicular e protoderme. A protoderme é outro tipo de meristema primário que dá origem à epiderme, e não está envolvida na formação do xilema primário ou do floema secundário.

B: Felogênio e floema primário. O felogênio é um meristema secundário que gera a periderme (camada protetora), e o floema primário não está envolvido na formação de xilema primário.

D: Procâmbio e felogênio. O felogênio, como mencionado, está relacionado à formação da periderme e não ao floema secundário.

E: Protoxilema e floema primário. O protoxilema é a primeira forma de xilema formado, mas ele não dá origem ao floema secundário. O floema primário é tecido formado durante o crescimento primário, e não está relacionado à formação do floema secundário.

Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor o tema da questão e os conceitos envolvidos. Caso tenha mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estranho a questão afirmar que o floema secundário se origina do câmbio fascicular, se esse é originado junto do xilema e floema primários do procâmbio... O floema secundário não se origina do câmbio vascular?

Gabarito: letra C.

2. Meristemas primários parcialmente diferenciados: células dos tecidos abaixo, ainda meristemáticos, mas parcialmente diferenciados, que já não fazem mais parte do promeristema:

2.1 Protoderme: meristema que origina a epiderme;

2.2 Procâmbio: meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário: xilema e floema;

2.3 Meristema Fundamental: meristema que forma os tecidos primários do sistema fundamental: parênquima, colênquima e esclerênquima.

Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm

.

Em gimnospermas e em muitas angiospermas dicotiledôneas, o aumento em diâmetro do caule e da raiz é devido ao crescimento secundário resultante da atividade de meristemas laterais. A atividade de um meristema lateral - o câmbio - origina assim os tecidos vasculares denominados secundários, ou seja, o xilema secundário, que se desenvolve a partir do câmbio em sentido centrífugo, e o floema secundário, que se forma centripetamente ao câmbio

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5486290/mod_resource/content/1/Appezzato-da-Gloria%20%20Carmello-Guerreiro_Capitulo%208_Anatomia%20Vegetal.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo