Quais os números entre parênteses que ocupam uma vír...
“A extensão da frase foi (1) durante muito tempo (2) característica exclusiva da poesia (3) mas o que distingue o verso da prosa (4) vai além da disposição gráfica.”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de forma detalhada.
O tema central da questão é pontuação, especificamente o uso da vírgula de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Para resolver essa questão, é necessário compreender as regras de pontuação, que incluem o uso de vírgulas para separar elementos como orações coordenadas e adjuntos adverbiais deslocados.
A alternativa correta é a D - 1 – 2 – 3, e vamos explicar o porquê:
- No número (1), a vírgula é usada porque "durante muito tempo" é um adjunto adverbial deslocado. A norma-padrão prevê o uso de vírgula para marcar esse deslocamento no início da sentença.
- No número (2), a vírgula também é necessária devido ao deslocamento do adjunto adverbial "durante muito tempo", que precisa ser isolado por vírgulas.
- No número (3), a vírgula é usada antes da conjunção "mas" para separar orações coordenadas. É uma regra da língua portuguesa colocar vírgula antes das conjunções adversativas.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - 1 – 2 – 3 – 4: A vírgula (4) não é necessária após "prosa", pois não há mudança de estrutura que justifique uma pausa.
- B - 3 – 4: Faltam as vírgulas (1) e (2), que são necessárias para isolar o adjunto adverbial deslocado.
- C - 2 – 3 – 4: A vírgula (4) não é necessária, conforme explicado, e falta a vírgula (1) no início.
- E - 2 – 3: Assim como nas alternativas anteriores, a vírgula (4) é desnecessária e falta a vírgula (1).
Compreendendo essas regras, você está mais preparado para enfrentar questões de pontuação em concursos. Lembre-se sempre de verificar o papel das vírgulas na estrutura da frase, considerando elementos como deslocamentos e separações de orações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
foi sempre? nao..durante um tempo.
virgula 3 separa ora. sub. adv. concessiva
“A extensão da frase foi (1) durante muito tempo (2) característica exclusiva da poesia (3) mas o que distingue o verso da prosa (4) vai além da disposição gráfica.”
Devemos usar a vírgula no 1 e 2, ficando: A extensão da frase foi , durante muito tempo ,caracteristicas exclusiva da poesia.
Pois se vc ler somente - A extensão da frase foi caracteristica exclusiva da poesia (não perde o seu significado. O DURANTE MUITO TEMPO foi só pra dar uma ênfase, que será entre vírgulas)
Então já se elimina a B,C e E
Ficando com a A e D.
Alternativa correta letra D.
- Não vem separada por vírgulas, parênteses ou travessões;
- Refere-se a um grupo restrito de indíviduos/coisas.
Ex.: As crianças que são estudiosas ganharão um brinde.
(Semanticamente falando, a frase quer dizer que apenas as crianças que são estudiosas - restringe o grupo de crianças - ganharão o brinde)
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
- Vem separada por vírgulas, parênteses ou travessões;
- Denota uma explicação a respeito do grupo a que se refere;
- Não causa efeito de restrição ao grupo referido assim como na Or. Sub. Adj. Restritiva.
Ex.: As crianças, que são estudiosas, ganharão um brinde.
(Aqui fica claro que todas as crianças a que me refiro são estudiosas sem haver nenhuma restrição e todas desse grupo ganharão um brinde)
Usa-se vírgula para isolar adjuntos adverbiais deslocados. Ex.: A maitoria dos alunos, durante as férias, viajam.
"Durante muito tempo" não é oração adjetiva restritiva, como foi comentado por alguns colegas acima, trata-se de um adjunto adverbial de tempo o qual está deslocado de seu local padrão na frase/oração, o final da mesma. Por estar deslocado, deve-se usar as vírgulas para distinguí-los dos outros membros da frase/oração.
Ao estudar PONTUAÇÃO, em especial o uso da vírgula, vocês verão que existe a forma direta e indireta de escrever as frases e orações. A forma direta é assim:
SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO
COMPLEMENTO: Pode compreender Predicatico do sujeito, OD, OI, Complemento Nominal, Adjunto Adnominal, Adjunto adverbial etc.
Na forma direta, os adjuntos adverbiais sempre virão no final da frase/oração como complemento dispensável. Observe a oração na forma direta:
A extensão da frase foi característica exclusiva da poesia durante muito tempo.
SUJEITO VL Predicativo do sujeito Adjunto adverbial de tempo
Observe que ao passar a oração para a forma direta, "durante muito tempo" vai para o final da oração e sem o uso da vírgula, pois ele está no seu local padrão.
"característica exclusiva da poesia " é o predicativo do sujeito da oração. Por ser mais importante que o adjunto adverbial de tempo, ele vem primeiro que este último, logo após o verbo.
A vírgula de número 3 está separando duas orações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo