Após longo estudo realizado pelo Ministério da Economia dec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q589487 Economia
Após longo estudo realizado pelo Ministério da Economia decidiu-se aumentar o valor do imposto sobre determinado bem de consumo. Ao fazer isso houve uma modificação no preço deste produto. Diante da situação apresentada, qual princípio de tributação foi violado?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre o princípio de tributação violado com a modificação no preço de um produto devido ao aumento do imposto.

Tema central da questão: A questão aborda princípios de tributação, focando na reação do mercado a mudanças fiscais, especificamente como essas mudanças podem violar determinados princípios econômicos.

Resumo teórico: Em microeconomia, os princípios de tributação são fundamentais para entender como impostos afetam tanto o mercado quanto a eficiência econômica. Aqui, o princípio de neutralidade é especialmente relevante. Este princípio sugere que a tributação não deve distorcer as decisões econômicas de produtores e consumidores, ou seja, a tributação ideal não altera a alocação eficiente de recursos no mercado.

Alternativa correta: D - Neutralidade

Justificativa: O princípio da neutralidade é violado quando um imposto altera o comportamento dos agentes econômicos, levando a uma alocação ineficiente dos recursos. Na questão, o aumento do imposto sobre determinado bem de consumo modificou o preço do produto, levando a uma possível mudança no comportamento de compra e venda deste bem, violando assim a neutralidade.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Capacidade: Este princípio refere-se à justiça na tributação, onde os impostos são proporcionais à capacidade de pagamento dos indivíduos. Não está relacionado com a alteração de preços devido à tributação.
  • B - Eficiência: Refere-se à capacidade de um sistema tributário arrecadar receitas com o menor custo possível para a sociedade. Embora relacionado, esta alternativa não aborda diretamente a questão de mudança de preços e alocação de recursos.
  • C - Equidade: Diz respeito à distribuição justa da carga tributária entre os cidadãos. Não se aplica diretamente à mudança de preços de um produto devido à tributação.
  • E - Produtividade: Relaciona-se à capacidade do sistema tributário em gerar receita suficiente. Também não se refere diretamente à distorção na alocação de recursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D!

 

Princípio da Neutralidade

        

O Princípio da Neutralidade estabelece que a tributação deve ser otimizada de forma a interferir o mínimo possível na alocação de recursos da economia, visto que quaisquer alterações nos preços relativos de bens e serviços provocadas por modificações da tributação poderiam causar uma redução do bem-estar (não pode causar uma ineficiência do sistema econômico).

 

Princípio da Equidade

 

O Princípio da Equidade é complementar ao Princípio da Neutralidade, e tem por objetivo a garantia de uma distribuição eqüitativa do ônus tributário pelos indivíduos (“justiça fiscal”), podendo ser dividido em duas linhas de ação: na primeira, o ônus tributário deveria ser repartido entre os indivíduos de acordo com o benefício que cada um recebe em relação aos bens e serviços prestados pelo governo (princípio do benefício); e, na segunda, a repartição tributária deveria ser baseada na capacidade individual de contribuição (princípio da capacidade contributiva).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo