Mulher de 45 anos apresenta doença bacteriana que acomete p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937863 Enfermagem
Mulher de 45 anos apresenta doença bacteriana que acomete pele e mucosas das regiões genitais, ocasionando lesões granulomatosas e destrutivas. Iniciou com lesão nodular de localização subcutânea, indolor e que sangra com facilidade. Na forma sistêmica da doença, podem ocorrer manifestações ósseas. Qual é o provável diagnóstico?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é a D - Donovanose.

A Donovanose, também conhecida como granuloma inguinal, é uma doença bacteriana causada pelo Klebsiella granulomatis. Esta infecção é caracterizada por lesões granulomatosas que afetam principalmente as regiões genitais e perianais. As lesões iniciais se apresentam como nódulos subcutâneos indolores que sangram facilmente, podendo evoluir para formas destrutivas se não tratadas.

Além disso, em casos mais avançados ou sistêmicos, a donovanose pode apresentar manifestações ósseas, embora isso não seja tão comum. A descrição dos sintomas da questão, como lesões na pele e mucosas, sangramento e manifestação óssea, são características típicas desta doença.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Doença de Lyme: Esta é uma infecção transmitida por carrapatos, causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. A Doença de Lyme tem sintomas iniciais como eritema migratório, febre, dor de cabeça, e posteriormente pode envolver articulações, coração e sistema nervoso, mas não se manifesta como lesões granulomatosas destrutivas em genitais.

B - Tétano neonatal: Esta condição afeta recém-nascidos, geralmente devido à contaminação do coto umbilical. É caracterizada por espasmos musculares e rigidez, e não por lesões na pele ou mucosas genitais.

C - Filaríase: Causada por parasitas nematoides transmitidos por mosquitos, a filaríase se manifesta principalmente como linfedema e elefantíase. Não está associada a lesões granulomatosas genitais.

E - Febre Maculosa Brasileira: Esta é uma doença causada por Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos. Os sintomas incluem febre alta, dores musculares, erupções cutâneas, mas não lesões granulomatosas nos genitais.

Compreender as características específicas de cada doença é essencial para o diagnóstico diferencial, especialmente em contextos clínicos e concursos públicos. A donovanose se destaca pelas lesões específicas descritas na questão, levando à escolha da alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra d

 

Complementando...

 

Donovanose

 

O que é

É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais. 

 

Formas de contágio

A transmissão ocorre pelo sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Por isso, recomenda-se sempre o uso da camisinha masculina ou feminina.

 

Sinais e sintomas

Após o contágio, aparece uma lesão que se transforma em ferida ou caroço vermelho.

Não dói e não tem íngua.

A ferida vermelha sangra fácil, pode atingir grandes áreas e comprometer a pele ao redor, facilitando a infecção por outras bactérias.

 

Diagnóstico e tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.

Ao término do tratamento, é necessário retorno à consulta, para avaliação de cura da infecção.

Deve-se evitar contato sexual até que os sinais e sintomas tenham desaparecido e o tratamento seja finalizado.

 

 

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/donovanose

Doença de Lyme = transmitida por carrapato.

Filaríase: elefantíase. A filaríase ou elefantiase é a doença causada pelos parasitas nemátodes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, comumente chamados filária, que se alojam nos vasos linfáticos causando linfedema.

Não me conformo com esses perguntas, pois o enfermeiro não dá diagnóstico clínico

Febre maculosa: Doença infecciosa com uma erupção característica, muitas vezes transmitida pela picada de um carrapato. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo