A análise por ponto de função não permite prever o número de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65111 Engenharia de Software
Acerca da métrica de análise por ponto de função, julgue os itens
seguintes.

A análise por ponto de função não permite prever o número de erros que serão encontrados durante o teste; por isso, é necessário o uso de uma métrica adicional para tal fim.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - errado

Para abordar o tema em questão, o ponto de função é uma métrica de software usada para medir a funcionalidade que um software fornece ao seu usuário. A análise de ponto de função é focada na quantidade e na complexidade das funcionalidades do sistema, não sendo projetada para prever diretamente o número de erros que poderão ser encontrados nos testes do software.

No entanto, a alternativa em questão sugere que a análise por ponto de função requer complementação por outra métrica especificamente para a previsão de erros em testes, o que não é necessariamente verdadeiro. O número de erros ou a qualidade do software não dependem apenas de uma métrica de dimensionamento, mas sim de uma série de fatores como a complexidade do código, a experiência da equipe de desenvolvedores, e a qualidade dos processos de desenvolvimento e teste implementados. Existem outras métricas e técnicas, como análise de código estático, testes de qualidade e revisões formais de software que auxiliam na identificação e prevenção de erros muito mais eficazmente do que a métrica de ponto de função isoladamente.

Portanto, afirmar que uma métrica adicional é necessária especificamente para prever a quantidade de erros que serão encontrados é um equívoco, pois a análise por ponto de função não tem como propósito a previsão de erros, mas sim o dimensionamento do tamanho funcional do software. Logo, a alternativa E - errado é a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme exposto no livro do Pressman.

O Ponto por Função pode ser usado para:
1) Estimar o custo ou esforço necessário para projetar, codificar e testar o software;
2) Prever o número de erros que vão ser encontrados durante o teste;
3) Prever o número de componentes e/ou o número de linhas de código projetadas no sistema implementado.

Questão muito controversa porque:

1º APF é USADO para realizar previsões e não o faz por si só;
2º para realizar tais previsões (de custo, de tempo, de erros, etc.), é necessário um levantamente baseado em dados históricos.

Portanto, esta questão deveria ser anulada.

Você pode até prever que existirão erros de requisitos funcionais. Mas como prever o número de erros?!
Ainda mais sem saber linguagem, plataforma, arquitetura, requisitos não funcionais...

Certamente uma questão a ser anulada. O ponto de função por si só mede/estima TAMANHO de software. Qualquer outro dado , deve partir de outro tipo de métrica, como por exemplo inforações históricas de erros.
Me parece jurisprudência da banca que a APF mede apenas tamanho, mas permite prever ou estimar sim o custo, o esforço, o número de erros que serão encontrados durante o teste e etc, que são uma decorrência dessa medição de tamanho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo