A figura apresentada ilustra as curvas de nível de um local ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870113 Engenharia Civil
Imagem associada para resolução da questão

A figura apresentada ilustra as curvas de nível de um local onde será construído um edifício sem subsolo, cuja projeção do prédio irá ocupar toda a área representada na figura. Se a cota de soleira dessa edificação está locada no nível 100, infere-se que a figura representa
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da interpretação de curvas de nível de um terreno e das formas. As curvas de nível devem ser interpretadas seguindo o valor da cota de cada uma. Observe que as curvas internas têm cotas maiores que as externas, o que sugere que se trata de uma elevação. Em caso contrário, tratar-se-ia de uma depressão. A Figura 1 ilustra a forma como interpretamos a elevação pelas curvas de nível. Observe que à esquerda as cotas crescem para o centro, sugerindo uma elevação. Na figura da direita, ocorre o contrário, sendo então representada uma depressão.



Figura 1: Interpretação de curvas de nível: elevação e depressão



A partir dessa conclusão, já poderíamos excluir a opção D, pois sabemos não ser uma depressão. Excluímos também as opções A e B, pois as ravinas são sulcos que se formam no relevo devido ao fluxo de água, ou seja, surgem de um processo erosivo. Já as voçorocas são buracos que se originam quando essa erosão atinge o lençol freático. De fato, as formas representadas pelas curvas de nível são morros, que são elevações de terreno suaves e que têm altura inferior a 300 metros

Quanto à questão construtiva, a questão traz uma situação em que o prédio a ser construído tem cota de soleira (cota medida no terreno natural que determina o pavimento térreo) no nível 100. Como o terreno não tem subsolo, não será necessário o corte inferior a esse nível e, como não há nenhuma cota no terreno menor que 100, nenhuma compensação de aterro será necessária. Entretanto, será preciso um corte de todo o terreno até esse nível de 100 m

Por fim, conclui-se que a alternativa correta é a LETRA C, que indica a forma de um morro e a necessidade de corte até a cota de 100 m.

Gabarito do Professor - LETRA C

FONTES: 

BOULET R.; FILIZOLA, H. F.; GOMES, M. A. F. Formação de voçorocas. EMBRAPA. Agência Embrapa de Informação Tecnológica.

OLIVEIRA, A. M. S. Aula: Interpretação do relevo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Inconfidentes, 2012.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O que faz a letra C estar correta e não a letra D, é o comando da questão, que diz claramente "Se a cota de soleira dessa edificação está locada no nível 100", ou seja, é ali que será instalada a entrada, ou nível zero da edificação, e é a partir dali que deve ser feitos os cortes ou aterros (caso fosse necessário) para a instalação da edificação. Portanto, não há o que se falar em fazer cortes e aterros no nível 110.

Abraços, bons estudos.

Depressão seria um buraco: Iniciaria por 130 e desceria para 120,110 e 100.

Fica aí para treino: Q1116738; Q1804192 .

A cota de soleira é a cota ou nível altimétrico do lote ou projeção que determina o pavimento térreo, medida no perfil natural do terreno, a partir da qual se define a altura máxima e o número de pavimentos. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo