Numa estação de tratamento de esgotos, o tratamento primário...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2014 - SABESP - Agente de Saneamento |
Q619778 Meio Ambiente
Numa estação de tratamento de esgotos, o tratamento primário consiste em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - retirada de parte da matéria orgânica.

Para entender essa questão, é importante conhecer as etapas de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Os processos de tratamento de esgotos são divididos em três principais fases: primário, secundário e terciário.

O tratamento primário é a primeira etapa e é focado na remoção de sólidos suspensos e matéria orgânica presente no esgoto. Aqui, utiliza-se principalmente processos físicos, como sedimentação, para separar as partículas sólidas. Essa etapa não visa a remoção completa de todos os contaminantes, mas sim reduzir a carga de matéria orgânica para facilitar os tratamentos subsequentes.

A alternativa correta, D - retirada de parte da matéria orgânica, está correta porque, no tratamento primário, há a redução da carga orgânica através da sedimentação, onde a matéria orgânica em suspensão se deposita no fundo dos tanques, formando o lodo primário. Este processo não remove todos os componentes orgânicos, mas diminui significativamente a quantidade presente.

Vejamos agora porque as demais alternativas estão incorretas:

A - tratamento anaeróbio: Este tipo de tratamento é mais comum na fase de tratamento secundário ou terciário, onde bactérias anaeróbias decompõem a matéria orgânica em condições sem oxigênio.

B - retirada de sólidos grosseiros e areia: Este é um processo de pré-tratamento, que ocorre antes do tratamento primário. Envolve a utilização de grades e peneiras para remover sólidos grandes e um desarenador para remover areia.

C - retirada de nitrogênio e fósforo: Este processo faz parte do tratamento terciário, que é mais avançado e visa remover nutrientes específicos que podem causar eutrofização em corpos d'água.

E - aeração: A aeração é um processo utilizado principalmente no tratamento secundário, onde oxigênio é adicionado ao esgoto para promover a atividade de microrganismos que decompõem a matéria orgânica.

Espero que essa explicação tenha esclarecido a questão e o motivo pelo qual a alternativa D está correta. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

* Tratamento preliminar - São removidos sólidos grosseiros, gorduras e areia;

* Tratamento primário - Há a sedimentação dos sólidos sedimentáveis e flotação dos sólidos dissolvidos, configura-se também na digestão e secagem do lodo. Retirando parte da matéria orgânica.

* Tratamento secundário - Predominam os processos biológicos tais como filtração biológica, processos de lodo ativados, decantação intermediária ou final e lagoas de estabilização aeróbias. O objetivo é a remoção de matéria orgânica e, eventualmente, de nutrientes (nitroGênio e fósforo).

* Tratamento terciário - A remoção de poluentes específicos ou a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

FASES DO TRATAMENTO

1. Pré-Tratamento    

No primeiro conjunto de unidades, designado por pré-tratamento ou tratamento preliminar, que se destina principalmente a remoção de sólidos grosseiros e areia, o esgoto é sujeito aos processos de:
•    separação grosseira dos sólidos, gradagem ou gradeamento (composto por grades grossas, grades finas e/ou peneiras rotativas ou trituradores).

Tratamento Primário

Apesar do esgoto apresentar ligeiramente aspecto mais razoável após o pré-tratamento, possui ainda, praticamente inalteradas, as suas características poluidoras. Inicia-se então o tratamento propriamente dito. A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente pode ser separada da água por sedimentação. Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzida dimensão, normalmente constituída por colóides (pequenas partículas), não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos. 

Sendo necessária a inclusão de uma etapa biológica. A eficiência de um tratamento primário pode chegar a 60% ou mais, dependendo do tipo de unidade de tratamento e da operação da estação. São comuns: decantador primário, tanque imhoff ou fossa séptica.

 

Tratamento Secundário

Neste tipo de tratamento predomina a etapa biológica onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos. Geralmente consistem de reatores do tipo lagoas de estabilização, lodo ativado, filtro biológico ou variantes. Estes reatores são normalmente constituídos por tanques (de formas variadas) com grande quantidade de microrganismos aeróbios ou anaeróbios. O efluente do reator contém ainda matéria orgânica remanescente e grande quantidade de microrganismos, sendo muitas vezes necessário um tratamento terciário. A eficiência de um tratamento secundário pode chegar a 95% ou mais, dependendo da operação da ETE. Os microrganismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos designados sedimentadores (decantadores) secundários. Finalizado o tratamento secundário, as águas residuárias tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem admitidas no meio ambiente receptor.

 Tratamento de Sub-produtos

Os subprodutos sólidos gerados nas diversas unidades de tratamento, tais como: material gradeado, areiaescuma e lodo devem ter um tratamento apropriado que inclue etapas de adensamento, estabilização, condicionamento, desidratação e/ou disposição final.

FONTE: CAERN

FORÇA, FOCO E FÉ!

 

Lembrando que SOLIDOS GROSSEIROS e AREIA são removidos no TRATAMENTO PRELIMINAR

1) Tratamento Primário: A finalidade deste nível de tratamento é a remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis (sedimentação) e de sólidos flutuantes (flotação). Ambos os sólidos são removidos, basicamente, em um decantador, onde o líquido passa vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão se depositem paulatinamente no fundo. A massa de sólidos que se forma é chamada de lodo primário bruto (matéria orgânica em suspensão). Ao mesmo tempo, os sólidos flutuantes, como graxas e óleos, sobem para a superfície dos decantadores. Dessa forma, estes são coletados e removidos do tanque para posterior tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo