Os indicadores bioquímicos fornecem medidas objetivas das al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2434073 Nutrição

Os indicadores bioquímicos fornecem medidas objetivas das alterações do estado nutricional, tendo como vantagens principais: a confirmação das deficiências nutricionais; a identificação precoce de problemas nutricionais antes que qualquer sinal e/ou sintoma clínico nutricional de deficiência e/ou excesso de nutrientes seja percebido pelo indivíduo ou nutricionista; e, o monitoramento do indivíduo em tratamento. A avaliação bioquímica do estado nutricional é, geralmente, realizada por meio de indicadores hematológicos, proteicos viscerais; de indicadores proteicos somáticos; do colesterol sérico; e, do balanço nitrogenado. Além destes, estão disponíveis as proteínas da fase aguda, os testes de avaliação de competência imunológica; e, a avaliação laboratorial de micronutrientes. Sobre o teste laboratorial de ferritina, analise as afirmativas a seguir.


I. É utilizado para diferenciar e classificar as anemias, juntamente com a hemoglobina; o ferro sérico; a capacidade total de ligação; e, a transferrina.

II. A ferritina é uma glicoproteína ferruginosa existente em elevada concentração em muitos tecidos, principalmente no baço e fígado, representando boa parte do ferro armazenado no organismo humano.

III. É considerada como o parâmetro mais sensível nas situações de depleção de ferro, pois sua redução plasmática ocorre apenas na presença de deficiência verdadeira de ferro. Entretanto, não é uma proteína específica para o diagnóstico da anemia ferropriva, pois se apresenta elevada nas doenças inflamatórias causadas por aumento da síntese hepática e nas doenças com elevada disponibilidade do ferro.


Está correto o que se afirma em

Alternativas