O manifesto do Dogma 95, movimento cinematográfico surgido n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB
Q1229831 Áudio e Vídeo
O manifesto do Dogma 95, movimento cinematográfico surgido na Dinamarca durante a década de 1990, possuía uma lista de mandamentos, também conhecida como “voto de castidade”. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os preceitos do movimento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - A permissão do uso de flashbacks e de outros recursos temporais, desde que aliados à mise-en-scène hiper-realista.

O Dogma 95 foi um movimento cinematográfico criado por cineastas dinamarqueses em 1995, incluindo Lars von Trier e Thomas Vinterberg. Este movimento buscava uma forma de cinema mais purista e menos comercial, o que eles chamaram de "Voto de Castidade". Este manifesto continha regras estritas para a produção de filmes, com o objetivo de promover um cinema de maior realismo e menos manipulação técnica.

A questão aborda o conhecimento sobre o manifesto do Dogma 95, exigindo que o aluno entenda os preceitos do movimento e identifique a alternativa que não está de acordo com suas regras. Este tipo de questão testa tanto o conhecimento específico sobre o cinema quanto a habilidade de análise crítica dos mandamentos do Dogma 95.

Vamos analisar as alternativas:

A - O uso de filmagens em locações, sendo que os objetos de cena deveriam ser oriundos dessas locações.
Esta alternativa está de acordo com o manifesto do Dogma 95, que exigia que as filmagens fossem realizadas em locações reais e que nenhum objeto de cena deveria ser introduzido artificialmente. Isso contribuía para a autenticidade e naturalidade das cenas.

B - A proibição do uso de truques fotográficos e filtros.
O Dogma 95 proibia o uso de qualquer tipo de manipulação óptica, como filtros e truques fotográficos, para manter a integridade e o realismo da imagem capturada. Portanto, esta alternativa também está correta.

C - A permissão do uso de flashbacks e de outros recursos temporais, desde que aliados à mise-en-scène hiper-realista.
Esta alternativa é incorreta e a mais adequada para ser assinalada. O Dogma 95 não permitia o uso de flashbacks ou qualquer tipo de manipulação temporal na narrativa, pois isso poderia distorcer a realidade direta e linear que o movimento visava apresentar.

D - A não separação entre a produção de som e da imagem de uma mesma cena.
Esta regra é fundamental no Dogma 95, que prescrevia que o som não poderia ser separado da imagem. Isso significa que todo som deveria ser registrado no local da filmagem, garantindo assim que o áudio fosse tão autêntico quanto o vídeo.

E - A mobilidade ou a imobilidade da câmera tem que estar diretamente ligada ao corpo que a manuseia.
O manifesto estipulava que a câmera deveria seguir a movimentação natural do operador, reforçando o realismo das cenas. Portanto, esta alternativa também está de acordo com os princípios do Dogma 95.

Compreender essas nuances do Dogma 95 é crucial para resolver a questão. A alternativa C se destaca ao contradizer diretamente um princípio chave do movimento: a linearidade temporal sem manipulação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo