A promulgação da lei n.º 8.080, que instituiu, em 1990, o S...
A promulgação da lei n.º 8.080, que instituiu, em 1990, o Sistema Único de Saúde − SUS teve importante desdobramentos na área de vigilância epidemiológica. O texto legal manteve o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, oficializando o conceito de vigilância epidemiológica como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". Em relação a esse tema, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as medidas de prevenção com sua caracterização:
Primeira coluna: medidas de prevenção
(1) Cepa
(2) Profilaxia
(3) Vacinação
(4) Resistência
(5) Soro
(6) Portador
(7) Imunidade ativa
(8) Assepsia
(9) Imunidade passiva
(10) Antissepsia
Segunda coluna: caracterização
(__)Introdução no organismo de antígenos ou de micro-organismos vivos atenuados, indutores de imunização, podendo ser bem-sucedida ou não.
(__)É o conjunto de mecanismos corporais que servem de defesa contra a invasão ou a multiplicação de agentes infecciosos ou contra os efeitos nocivos de seus produtos tóxicos.
(__)Substância constituída por anticorpos específicos (bactérias ou toxinas) utilizada com fins profiláticos ou terapêuticos.
(__)Conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, suas complicações e consequências.
(__)Imunidade adquirida naturalmente pela infecção, com ou sem manifestações clínicas (doença), ou artificialmente pela inoculação de frações ou produtos de agentes infecciosos ou do próprio agente morto, modificado ou de uma forma variante (vacinas).
(__)População de micro-organismos de uma mesma espécie descendente de um único antepassado ou que tenha a mesma origem, conservada mediante uma série de passagens por hospedeiros ou subculturas adequadas.
(__)Imunidade adquirida naturalmente da mãe (transferência de anticorpos pela placenta da mãe para o feto ou pela amamentação) ou artificialmente pela inoculação de anticorpos protetores específicos (administração de soros heterólogos ou imunoglobulinas). A imunidade passiva é pouco duradoura.
(__)Pessoa ou animal que não apresenta sintomas clinicamente reconhecíveis de uma determinada doença transmissível ao ser examinado, mas que está albergando o agente etiológico respectivo, podendo passar para outro indivíduo.
(__)Conjunto de medidas empregadas para prevenir a proliferação de microorganismo em tecidos vivos.
(__)Conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de microorganismos em áreas estéreis.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: