Para a construção de um texto, é necessária a junção de fat...
BELEZA
A beleza está nos olhos da dona Maria Francisca. Há alguns dias, ela não estava tão bela. Deitada na maca, com suplemento de oxigênio em suas narinas, sua fala ainda cansada e intercortada, buscava me deixar feliz dizendo que estava melhorando. Mesmo no seu pior dia, olhava-me com seus marejados e dizia: só um pouco de falta de ar. Em alguns dias, por preceitos que ultrapassam qualquer lógica natural da vida, ela melhorou. Respirava agora por conta própria. Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus! Mais belas que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas que desciam de seus olhos. Mais belas estavam sua fé e força de vontade. Minha função foi cumprida, mas meu esforço foi recompensado. Não há beleza maior que a gratidão mais sincera.
Texto adaptado. Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/19626867/ exercicio-de-comu-e-expressao-questoes-objetivas-de-g1
Para a construção de um texto, é necessária a junção de fatores referentes tanto aos aspectos formais como as relações sintático-semânticas, quanto às relações entre o texto e os elementos que o circundam: falante, ouvinte, situação pragmática. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito dos mecanismos sintático-semânticos mencionados ou em destaque nas expressões a seguir retiradas do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar juntos a questão e entender por que a alternativa correta é a letra E. Vamos também esclarecer porque as outras opções estão incorretas. Vamos lá?
Alternativa E: Esta alternativa é a correta. Ela afirma que, em "Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus!", apesar das diferentes pessoas verbais (terceira pessoa em "enchia" e "dizia", e primeira pessoa em "estou"), o referente é o mesmo: dona Maria Francisca. Isso está correto, pois todo o trecho se refere às ações e falas da personagem.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: A afirmação de que pronomes não exercem a função de referência a um sujeito é incorreta. Pronomes são, sim, utilizados para fazer referência a sujeitos. No trecho "suas narinas" e "sua fala", o pronome "sua" refere-se claramente a dona Maria Francisca.
Alternativa B: O adjetivo "belas", mencionado duas vezes, não remete ao mesmo referente. No texto, "Mais belas que sua face agora corada" refere-se à aparência física, enquanto "mais belas estavam sua fé e força de vontade" refere-se a qualidades abstratas da personagem. Portanto, a afirmação de que ambos remetem ao mesmo referente está incorreta.
Alternativa C: O termo "beleza" é um substantivo, não um adjetivo. Além disso, "beleza" no texto refere-se a diferentes aspectos, não sendo uma característica exclusiva de dona Maria Francisca, mas também à gratidão e outros elementos mencionados.
Alternativa D: A afirmação de que todos os recursos se apresentam em forma de nominalização é incorreta. Nominalização é o processo de transformar verbos ou adjetivos em substantivos, e nem todos os recursos do texto se apresentam dessa forma. Há verbos, pronomes e adjetivos que referem-se diretamente à dona Maria Francisca.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. E
A questão em tela é sobre morfologia e termos de coesão referencial. Assinalemos como resposta a alternativa que trouxer a afirmação correta. Vejamos:
a) Incorreta.
O pronomes possessivos estão fazendo referência aparte do corpo pertencente a ELA ( dona Maria Francisca) . Assim, pronomes também fazem referência ao sujeito.
b) Incorreta.
O primeiro faz referência às lágrimas e o segundo faz referência à "fé e à força."
Mais belas que sua face agora corada estavam naquele momento as lágrimas
Mais belas estavam sua fé e força de vontade.
c) Incorreta.
A beleza é substantivo. Vejam como apareceu no texto: "A beleza está nos olhos", "Não há beleza maior "
d) Incorreta.
Há verbos se referindo à dona Maria Francisca. Vejam: ,"Respirava agora por conta própria.", "olhava-me com seus marejados e dizia".
e) Correta.
Em “Enchia o peito e agora dizia com fôlego: estou ótima, graças ao senhor e a Deus!”
De fato são verbos que pertencem a terceira, terceira e primeira pessoa do singular e todos fazem referência à dona Maria Francisca
GABARITO: E
Apenas agregando ao que o Diogão já disse:
Os pronomes podem sim fazer referências ao Sujeito.
A gramática classifica >
Pronome adjetivos = Acompanham um Substantivo
Pronome substantivos substituem um substantivo.
Bons estudos!
Na gramática, nominalização é o emprego de um substantivo que remete a um verbo anteriormente mencionado. Por exemplo, "O ser humano guerreia incessantemente. A guerra, contudo, não lhe rende paz alguma".
Gaba: E
B) Não são o mesmo referente
ela não estava tão bela ~> o referente de "bela" é "ela".
Mais belas que sua face agora corada ~> o referente de "mais belas" é "sua face".
Mais belas estavam sua fé e força de vontade ~> o referente de "mais belas" é "sua fé e força de vontade".
Complemente com os demais comentários. Bons estudos!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo