Um paciente apresenta os critérios diagnósticos do DSM-5 a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318927 Psiquiatria
Um paciente apresenta os critérios diagnósticos do DSM-5 a seguir.
I. Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros.
II. Precisa que outros assumam responsabilidade pela maior parte das principais áreas de sua vida.
III. Busca com urgência outro relacionamento como fonte de cuidado e amparo logo após o término de um relacionamento íntimo.
IV. Tem preocupações irreais com medos de ser abandonado à própria sorte.
Estas características orientam o diagnóstico de Transtorno de Personalidade
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - Dependente.

O tema central da questão é o Transtorno de Personalidade Dependente, conforme os critérios diagnósticos do DSM-5. Para resolver a questão, é necessário entender os traços principais desse transtorno, que incluem uma necessidade excessiva de cuidado, levando a um comportamento submisso e de apego, além de um medo intenso de separação.

Justificativa para a alternativa correta:

Dependente (E): Este transtorno é caracterizado por comportamentos descritos nos critérios mencionados, como a dificuldade em tomar decisões sem conselhos, a necessidade de que outros assumam responsabilidades, a urgência em buscar novos relacionamentos após um término, e o medo de ser abandonado. Essas características são típicas do Transtorno de Personalidade Dependente.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

Borderline (A): O Transtorno de Personalidade Borderline é marcado por instabilidade emocional, sentimentos de vazio, raiva intensa, e relacionamentos interpessoais instáveis. Embora exista um medo de abandono, os critérios apresentados na questão não se alinham com as características principais do transtorno Borderline.

Fóbico-social (evitativo) (B): O Transtorno de Personalidade Evitativo está associado a sentimentos de inadequação, hipersensibilidade à avaliação negativa e evitação de interações sociais. Os critérios não mencionam a evitação social, mas sim a dependência de outros, o que não condiz com o transtorno evitativo.

Obsessivo-compulsivo (C): Este transtorno é conhecido por uma preocupação com ordem, perfeccionismo e controle. A dependência de outras pessoas e o medo de abandono não são características centrais do Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo.

Histriônico (D): O Transtorno de Personalidade Histriônico envolve busca constante de atenção, comportamento dramático e emocional. Embora possa haver uma busca por relacionamentos, isso é feito de forma a chamar atenção, e não por dependência emocional, como descrito nos critérios.

Entender os traços distintos de cada transtorno de personalidade é crucial para resolver questões como esta. Aprender a identificar os critérios específicos pode ajudar muito na hora da prova.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo