O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020) inco...
O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020) incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de diversos energéticos no período 2011-2020.
Em relação às projeções do PDE 2020 para o próximo decênio, considere as afirmativas abaixo.
I – A baixa eficiência energética do gás natural, quando comparada à do óleo combustível, tende a diminuir sua demanda, desestimulando novos investimentos na ampliação do processo de exploração do gás nacional e reduzindo, gradativamente, a importação do gás boliviano.
II – Espera-se uma redução na demanda por etanol, fruto de fatores como a falta de competitividade dos preços do etanol hidratado em relação à gasolina automotiva, devendo-se esse fato, principalmente, a impasses políticos e econômicos que tendem a desestimular investimentos ligados à produção do etanol.
III – O cenário é que os preços dos insumos graxos sigam trajetória crescente, mantendo-se em patamares sempre muito superiores aos do óleo diesel, mesmo considerando o aumento deste, sendo que nessas condições, a projeção da demanda de biodiesel se refere basicamente à adição obrigatória de 5% no diesel mineral.
É correto o que se afirma em