Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a re...
Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno
Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.
O poeta religioso - A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (...).
O poeta satírico – O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de “Boca do Inferno”, por satirizar seus desafetos.
O poeta lírico - Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.
O poeta erótico - Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.
Texto adaptado. Fonte: http://www.soliteratura.com.br/bar-roco/barroco06.php
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender a função e o significado das palavras dentro de um texto, especialmente no contexto da análise morfológica. A palavra em destaque, "profano", é a chave para a resolução.
A alternativa correta é a letra B: "Termo criado para designar o poeta conforme uma de suas características, atribuindo-lhe valor específico."
Vamos explicar o porquê:
- Alternativa A: "Esse termo significa 'o que está no âmbito do sagrado'." - Essa afirmação está incorreta. A palavra "profano" é usada para designar algo que está fora do âmbito do sagrado, ou seja, o oposto do sagrado.
- Alternativa B: "Termo criado para designar o poeta conforme uma de suas características, atribuindo-lhe valor específico." - Esta é a alternativa correta. "Profano" aqui caracteriza o poeta ao destacar uma de suas características, que é sua irreverência e enfoque em temas não sagrados, como a sensualidade e a volúpia.
- Alternativa C: "Designação utilizada com função específica de retomar o referente anteriormente citado." - Esta opção está incorreta porque "profano" não retoma o referente anterior; ele caracteriza o poeta com base em suas obras e temáticas.
- Alternativa D: "Termo que faz parte de uma locução adjetiva: 'de profano'." - Não se trata de uma locução adjetiva, mas de um adjetivo isolado que caracteriza diretamente o poeta.
- Alternativa E: "É um adjunto adnominal com função de caracterizar o termo antecedente." - Apesar de parecer uma explicação plausível, a opção E não atende completamente ao contexto da questão, que foca na atribuição de valor específico ao poeta.
Para interpretar questões como esta, preste atenção ao contexto em que os termos são usados e suas definições mais comuns. Isso ajuda a eliminar alternativas incorretas e identificar a correta com confiança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Termo criado??? UTILIZADO para designar o poeta conforme uma de suas características, atribuindo-lhe valor específico.
Sinceramente acho que está errada... pois profano não foi criado para designar o poeta, acho que já existia, não? o correto seria UTILIZADO, não??? Calcule a audácia desse cara que escreveu isso!!!
PROFANO: Aquilo que não é religioso ou não está de acordo com preceitos religiosos: o sagrado e o profano. Etimologia (origem da palavra profano). Do latim profanus.
BONS ESTUDOS!!!
Concordo com Marcos fiquei em dúvida por poder se referir ao neologismo já que existem tantas outras palavras conhecidas para expressar a ideia de utilizado.
R: LETRA B.
LETRA B
Em base do contexto que foi criado ou utilizado para designar o profeta.
Termo criado para designar o poeta conforme uma de suas características, atribuindo-lhe valor específico.
A palavra profano já existe, porem nesse contexto foi criado, sugerido, colocado, designado especificamente para esse contexto : Poeta
A)ERRADO, Profano é o que está fora do âmbito do sagrado.
B)CORRETO, apesar do vocábulo "criado" ter sido empregado de maneira incoerente, temos a alternativa como certa já que realmente "profano" atribui ao poeta uma característica.
C)ERRADO, Não tem função de retomar ou referenciar, como um pronome relativo.
D)ERRADO, é um adjetivo e não uma locução.
D)ERRADO, Não caracteriza o termo antecedente e sim o poeta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo