Texto INizia Figueira, sua criada(Mário de Andrade)Belazarte...
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Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
EBSERH
Provas:
IBFC - 2023 - EBSERH - Advogado
|
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Saúde Coletiva |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Civil |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Administração |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Qualquer Nível Superior |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Biblioteconomia |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro de Produção |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro de Segurança do Trabalho |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Eletricista |
IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Mecânico |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Contabilidade |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Publicidade e Propaganda |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista de Tecnologia da Informação |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Economia |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar |
IBFC - 2023 - EBSERH - Analista Administrativo - Relações Públicas |
Q2332754
Português
Texto associado
Texto II
Redes sociais, perigos e
distorção da realidade
Os jovens de hoje são filhos de uma sociedade
do consumo – não só de bens materiais, mas também
de informação. Este mundo tecnológico em que
vivemos promove constantemente mudanças no jeito
humano de se relacionar, e as redes sociais são fruto
desse movimento. As pessoas nascidas neste milênio,
em especial, são muito íntimas dos espaços virtuais de
interação, os quais, para a maioria das pessoas,
representam uma ponte com o “mundo real”.
As redes sociais, no entanto, potencializam os
equívocos na compreensão do que é a vida. “Por terem
facilidade em manusear os dispositivos e lidar com
suas funcionalidades, os adolescentes, e até mesmo as
crianças, passam a acreditar que o mundo das telas é
o mundo legal e seguro, enquanto que o que está fora
das telas é chato”, diz a especialista em Psicologia do
Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e
Desenvolvimento (CIPP) do Grupo Positivo, Maísa
Pannuti.
Nesse sentido, para esses jovens, as redes sociais
tornaram-se de fato uma nova realidade, caracterizada
por uma sociedade de perfis. Conforme explica a
psicóloga escolar, a hiperexposição é um dos retratos
dessa distorção de percepções à qual os jovens estão
submetidos: tudo o que é valorizado socialmente é
exposto e aquilo que não é valorizado socialmente é
escondido. Há, inclusive, uma falta de diferenciação
entre o que é público e o que é privado.
“Desse modo, surgem perfis que não correspondem
à realidade. Afinal, a natureza das relações sociais é
bastante diversa da natureza das relações que se
estabelecem no mundo digital”. Nesse processo, todas
as respostas virtuais – os likes, os compartilhamentos,
os seguidores, etc. – acabam se tornando não apenas
reais, mas cruciais. “Surge a ilusão de que o olhar do
outro é o que garante a minha sobrevivência”,
complementa.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-
publicitario/colegio-positivo/para-um-futuro-
positivo/noticia/2021/11/18/redes-sociais-perigos-e-distorcao-da-
realidade.ghtml. Acesso em 11/10/2023)
Texto I
Nizia Figueira, sua criada
(Mário de Andrade)
Belazarte me contou:
Pois eu acho que tem. Você já sabe que sou cristão...
Essas coisas de felicidade e infelicidade não têm significado nenhum, si a gente se compara consigo mesmo. Infelicidade é fenômeno de relação, só mesmo a gente olhando pro vizinho é que diz o “atendite et videte”1 . Macaco, olhe o seu rabo! isso sim, me parece o cruzamento da filosofia cristã com a precisão de felicidade neste mundo duro. Inda é bom quando a gente inventa a ilusão da vaidade, e em vez de falar que é mais desinfeliz, fala que é mais feliz... Toquei em rabo, e estou lembrando o caso do elefante, você sabe? ... Pois não vê que um dia o elefante topou com uma penuginha de beijaflor caída numa folha, vai, amarrou a penuginha no rabo com uma corda grossa, e principiou todo passeando na serrapilheira2 da jungla3 . Uma elefanta mocetona4 que já estava carecendo de senhor pra cumprir seu destino, viu o bicho tão bonito, mexe pra cá, mexe pra lá, ondulando feito onda quieta, e engraçou. Falou assim: “Que elefante mais bonito, porca la miséria!” Pois ele virou pra ela encrespado e: “Dobre a língua, sabe! Elefante não senhora! sou beijaflor.” E foi-se. Eis aí um tipo que ao menos soube criar felicidade com uma ilusão sarapintada. É ridículo, é, mas que diabo! nem toda a gente consegue a grandeza de se tomar como referência de si mesmo. [...]
1 Expressão latina , do livro bíblico das Lamentações: “Olhai e vede” (Lm 1,12)
2 camada de folhas secas
3 bosque
4 moça robusta e formosa
Nizia Figueira, sua criada
(Mário de Andrade)
Belazarte me contou:
Pois eu acho que tem. Você já sabe que sou cristão...
Essas coisas de felicidade e infelicidade não têm significado nenhum, si a gente se compara consigo mesmo. Infelicidade é fenômeno de relação, só mesmo a gente olhando pro vizinho é que diz o “atendite et videte”1 . Macaco, olhe o seu rabo! isso sim, me parece o cruzamento da filosofia cristã com a precisão de felicidade neste mundo duro. Inda é bom quando a gente inventa a ilusão da vaidade, e em vez de falar que é mais desinfeliz, fala que é mais feliz... Toquei em rabo, e estou lembrando o caso do elefante, você sabe? ... Pois não vê que um dia o elefante topou com uma penuginha de beijaflor caída numa folha, vai, amarrou a penuginha no rabo com uma corda grossa, e principiou todo passeando na serrapilheira2 da jungla3 . Uma elefanta mocetona4 que já estava carecendo de senhor pra cumprir seu destino, viu o bicho tão bonito, mexe pra cá, mexe pra lá, ondulando feito onda quieta, e engraçou. Falou assim: “Que elefante mais bonito, porca la miséria!” Pois ele virou pra ela encrespado e: “Dobre a língua, sabe! Elefante não senhora! sou beijaflor.” E foi-se. Eis aí um tipo que ao menos soube criar felicidade com uma ilusão sarapintada. É ridículo, é, mas que diabo! nem toda a gente consegue a grandeza de se tomar como referência de si mesmo. [...]
1 Expressão latina , do livro bíblico das Lamentações: “Olhai e vede” (Lm 1,12)
2 camada de folhas secas
3 bosque
4 moça robusta e formosa
É possível estabelecer um diálogo entre os dois textos uma vez que: