“Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno” é um texto

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394625 Português

Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno


    Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.

    O poeta religioso - A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (...).

    O poeta satírico – O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de “Boca do Inferno”, por satirizar seus desafetos.

    O poeta lírico - Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.

    O poeta erótico - Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.

Texto adaptado. Fonte: http://www.soliteratura.com.br/bar-roco/barroco06.php

“Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno” é um texto
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab letra E

Características do texto Expositivo: Expor fatos, o texto é IMPESSOAL, ordem, clareza e OBJETIVIDADE, o leitor deve identificar de forma clara o tema central do texto.

Meios onde é usado: Notícias jornalísticas.

Temos duas alternativas válidas

O texto é descritivo, pois descreve as características das poesias de Gregorio de Matos Guerra

O texto é argumentativo, pois usa uma linguagem simples e direta para falar do Gregorio de Matos Guerra

OBS: NÃO HÁ NENHUMA LINGUAGEM QUE PREVALECE SOBRE A OUTRA NESSE TEXTO ESPECIFICO

Apesar de ter acertado, entraria com recurso para anulação da questão

Trata-se de um texto do TIPO DISSERTATIVO, cujo GÊNERO é o EXPOSITIVO. Embora haja traços da tipologia descritiva, a prevalência em minha opinião é dissertativa expositiva, portanto gabarito correto ao afirmar a alternativa E.

BONS ESTUDOS!!!

Dissertar é expor a respeito de um tema.

Dissertação Expositiva: Não há qualquer manifestação ou julgamento de opinião, somente a exposição sobre um determinado assunto por meio de informações, dados etc.

Características presentes no texto:

não há sequenciamento temporal;

o autor não faz julgamento de valor acerca do poeta;

há exposição de fatos;

há introdução, desenvolvimento e conclusão.

Deste modo, tais características se assemelham àquelas dos textos dissertativos expositivos puros. Mas, esse aí pode parecer, também, uma descrição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo