No que se refere a controle de bens e inventários, julgue o ...
Ainda que sofram depreciação, os bens sempre conservarão seu valor residual, razão pela qual não há previsão de perda total para bens patrimoniais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vejamos a transcrição abaixo retirada do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) 9ª Edição:
“A depreciação cessa quando do término de vida útil do ativo ou quando ele é desreconhecido. Ao final da vida útil, o valor contábil do ativo será igual ao seu valor residual, ou na falta deste, igual a zero.
Do exposto, verifica-se que há previsão de perda total para bens patrimoniais, pois o valor ao final de sua vida útil pode ser zero.
Portanto, o gabarito é ERRADA.
Fonte: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) 9ª Edição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CPC 27
51. O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil, segundo o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.
Ou seja, o valor residual pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo, logo, o valor residual pode diminuir até chegar a zero
Gabarito: ERRADO
Temos valor residual quando a empresa pretende vender o ativo por aquele valor ao final de sua utilização.
Ou seja, é o valor que SOBRA, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja ZERO.
Exemplo:
Imagine que uma empresa possua um veículo de entrega e decida que a vida útil estimada desse veículo é de 10 anos. Além disso, a empresa estima que, após 10 anos de uso constante, o veículo não terá valor de mercado, ou seja, NINGUÉM estaria disposto a comprar o veículo, e ele não teria peças que pudessem ser aproveitadas... Nesse caso, temos que o valor residual do veículo é zero.
Bons estudos
ERRADO
Valor residual é o valor de um bem que sofre depreciação ao final da sua vida útil, interferindo diretamente no saldo do ativo da organização. Imagine que o período de vida útil de uma máquina seja de cinco anos. Nesse caso, o valor residual é o da venda estimada após este período.
Nem todos os bens possuem valor residual...
GAB. ERRADO
Temos valor residual quando a empresa pretende vender o ativo por aquele valor ao final de sua utilização.
Ou seja, é o valor que SOBRA, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja ZERO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo