A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua cuidados pal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: FUNIVERSA Órgão: SES-DF Prova: FUNIVERSA - 2011 - SES-DF - Enfermeiro |
Q179296 Enfermagem
A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua cuidados paliativos como uma abordagem que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, que enfrentam problemas associados a doenças que põem em risco a vida. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hipodermóclise: infusão de fluidos no tecido subcutâneo
Cuidados paliativos foram de?nidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual. 
As ações incluem medidas terapêuticas para o controle dos sintomas físicos, intervenções psicoterapêuticas e apoio espiritual ao paciente do diagnóstico ao óbito

Hipodermólise consiste na administração lenta de soluções, no sucutâneo, sendo o fluido transferido para a circulação sanguínea por ação combinada entre difusão de fluidos e perfusão tecidual. Velocidade de infusão 1ml/min (20gotas/mim-aproximadamente).

'Tem como vantagens o baixo custo, a possibilidade de alta precoce e o risco mínimo de complicações locais ou sistêmicas.' Alta precoce? Alguém sabe explicar?

Explicação das alternativas:

  • A. A assistência paliativa é voltada ao controle dos sintomas e à busca da cura, com vistas a preservar a qualidade de vida até o final.
  • Incorreta. O foco principal dos cuidados paliativos não é a busca pela cura, mas sim o controle dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida do paciente com doenças graves, avançadas ou em fase terminal.
  • B. A fadiga é um sinal muito prevalente em cuidados paliativos e, por se limitar a questões físicas, devem ser instituídas medidas exclusivamente farmacológicas para o alívio do cansaço e da dispneia.
  • Incorreta. A fadiga em cuidados paliativos não se limita a questões físicas; ela pode ter componentes emocionais, psicológicos e sociais. O manejo deve ser abrangente e multidisciplinar, envolvendo tanto medidas farmacológicas quanto não farmacológicas (como suporte emocional e psicológico).
  • C. Os quadros de delírio, demência, ansiedade e depressão são reflexos de alterações emocionais e afetivas no paciente com câncer, devendo ser detectados precocemente, a fim de se intervir rápida e adequadamente.
  • Parcialmente correta, mas não totalmente precisa. Embora esses quadros possam ser causados por alterações emocionais, também podem ser resultado de alterações físicas, efeitos de medicações e complicações da doença. A detecção precoce e a intervenção são importantes, mas o raciocínio não abrange toda a complexidade dos fatores envolvidos.
  • D. Efeitos adversos de algumas medicações para o tratamento do câncer, como os opioides e antidepressivos tricíclicos, bem como as mudanças orgânicas decorrentes do câncer avançado, provocam a sintomatologia gastrintestinal mais frequente em cuidados paliativos, que é a diarreia.
  • Incorreta. Embora os opioides e antidepressivos tricíclicos possam causar efeitos colaterais gastrointestinais, a constipação (prisão de ventre) é mais comum, não a diarreia. A diarreia pode ocorrer em alguns casos, mas não é a sintomatologia gastrointestinal mais prevalente em cuidados paliativos.
  • E. A hipodermóclise representa uma via alternativa para suporte clínico de pacientes em cuidados paliativos, em que há infusão de fluidos isotônicos e(ou) medicamentos por via subcutânea. Tem como vantagens o baixo custo, a possibilidade de alta precoce e o risco mínimo de complicações locais ou sistêmicas.
  • Correta. A hipodermóclise é uma técnica utilizada em cuidados paliativos, onde fluidos e medicamentos são administrados por via subcutânea. Ela é considerada uma alternativa útil para pacientes que não podem ser tratados com via intravenosa, oferecendo vantagens como baixo custo, menor risco de complicações e a possibilidade de ser realizada em domicílio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo