Ainda em relação às vias aéreas, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender por quê:
A questão aborda a estrutura e as características das vias aéreas, um tema fundamental na fisiologia respiratória e na anatomia humana. Esses conhecimentos são essenciais para profissionais de saúde, especialmente fisioterapeutas, que lidam frequentemente com condições respiratórias.
Alternativa B: "As paredes brônquicas constituem-se de placas irregulares de cartilagem ligadas por faixas circulares de musculatura lisa e são revestidas com a continuação do epitélio traqueal."
Essa alternativa está correta porque reflete a estrutura real dos brônquios. Os brônquios possuem placas de cartilagem que os mantêm abertos e são revestidos por um epitélio que é contínuo com o epitélio da traqueia. Além disso, a musculatura lisa está presente para ajudar na regulação do fluxo de ar.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: "Com as divisões brônquicas, as placas cartilaginosas, bem como a musculatura lisa e as fibras elásticas, tornam-se mais escassas, porém as células caliciformes aumentam em quantidade no nível de bronquíolos."
Esta alternativa está incorreta porque, ao nível dos bronquíolos, as células caliciformes diminuem em quantidade. Os bronquíolos têm menos estrutura cartilaginosa e mais musculatura lisa, mas as células caliciformes, que produzem muco, são menos numerosas para permitir uma melhor troca gasosa.
Alternativa C: "À medida que ocorre a ramificação brônquica, o epitélio ciliado mais simples de células cuboides, que é predominante nas vias aéreas superiores, é substituído por um epitélio pseudoestratificado."
Incorreta porque descreve o contrário do que realmente acontece. Nas vias aéreas superiores, o epitélio é pseudoestratificado ciliado, e à medida que ocorre a ramificação brônquica, ele se simplifica para um epitélio cuboide, especialmente em bronquíolos.
Alternativa D: "A parede respiratória bronquiolar consiste de poucas fibras musculares e elásticas e é revestida por epitélio pseudoestratificado ciliado."
Incorreta porque a parede dos bronquíolos possui uma significativa quantidade de musculatura lisa e fibras elásticas. Além disso, o epitélio nos bronquíolos não é pseudoestratificado, mas geralmente simples e cuboide.
Alternativa E: "A parede descontínua do ducto alveolar é formada por fibras de colágeno e esparsas fibras de musculatura lisa."
Embora tenha elementos verdadeiros, esta alternativa não aborda completamente a estrutura do ducto alveolar. A parede do ducto alveolar é composta principalmente de fibras elásticas e colágeno que permitem a expansão e retração durante a respiração, mas a descrição não é precisa o suficiente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo