“A Arquivologia (ou Arquivística) é uma ciência que se relac...
“A Arquivologia (ou Arquivística) é uma ciência que se relaciona com a Ciência da Informação. A Teoria Arquivística, (Arquivologia) pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.” Correlacione a segunda coluna de acordo com os princípios arquivísticos listados na primeira.
1) Princípio da Proveniência
2) Princípio da Organicidade
3) Princípio da Unicidade
4) Princípio da Indivisibilidade ou integridade
5) Princípio da Cumulatividade
( ) Os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
( ) O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
( ) Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
( ) Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.
( ) É a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A unicidade é uma característica, e não um princípio, mas é comum que as bancas a denominem como princípio. Segundo a característica da unicidade, o documento de arquivo é único dentro do seu contexto de produção. Isso quer dizer que o documento é produzido porque uma atividade específica e única existe, em um determinado momento, para atingir um determinado objetivo, entre outros contextos que fazem com que somente esse documento possua essas características.
(5 - Cumulatividade) O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Ao contrário dos museus e das bibliotecas, que constituem seu acervo colecionando-os, os documentos arquivísticos são acumulados naturalmente. Isso quer dizer que pelo simples fato de que uma atividade institucional precisa ser desenvolvida para que a instituição cumpra suas funções, o documento arquivístico é criado. Dessa forma, o acervo vai sendo formado naturalmente. Essa acumulação natural é chamada de cumulatividade ou naturalidade.
(4 - Indivisibilidade ou Integridade) Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
O princípio da integridade ou da indivisibilidade pode ser pensado como um princípio protetor, que visa evitar que intervenções indevidas aconteçam ao suporte documental, inviabilizando o acesso à informação.
(1 - Proveniência) Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.
O Princípio da Proveniência, também chamado de Princípio de Respeito aos Fundos, preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar juntos a ela, e não devem ser misturados aos documentos de outra instituição. A fixação da identidade do documento com o seu produtor se dá justamente pelo fato de que caso se saiba a proveniência do documento, ou seja, a qual instituição ele pertence, sabe-se a sua identidade, a sua função, o motivo pelo qual ele foi criado.
(2 - Organicidade) É a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
A organicidade é a característica que faz com que um documento qualquer se torne um documento arquivístico. Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição. Se o documento não é orgânico, ou seja, se não foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, não é arquivístico. Diz-se que os documentos espelham a estrutura, funções e atividades da instituição, justamente porque eles são orgânicos. Se não existe uma instituição, uma função a ser desenvolvida por meio de uma atividade, não existe documento.
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito LETRA D
Princípio da unicidade(3) Os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos
Princípio da cumulatividade (5) O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica
Princípio da indivisibilidade ou integridade (4) Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da proveniência (1) Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor
Princípio da organicidade (2) É a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas
#Magicpill: Temos um grupo de documentos onde todos eles juntos criam um contexto [ORGANICIDADE]; Cada um deles tem o seu papel único dentro desse contexto[UNICIDADE]; não podemos destruir esse grupo [INDIVISIBILIDADE]; lembrando que todos esses documentos devem prover de um mesmo local [PROVENIÊNCIA].
Gabarito incorreto. A meu ver o gabarito correto é a letra B (3, 2, 1, 5, 4). Analisem com calma e corrijam-me caso eu esteja equivocado.
(3) Os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
- Unicidade
(5) O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
- Cumulatividade
(4) Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
- Indivisibilidade/integridade
(1) Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor.
- Proveniência
(2) É a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
- Organicidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo