No texto “Saúde coletiva: uma história recente de um passado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2776573 Direito Sanitário

No texto “Saúde coletiva: uma história recente de um passado remoto”, de Everardo Duarte Nunes, presente no livro Tratado de Saúde Coletiva (CAMPOS et al., 2006), o autor trabalha a história e as principais dimensões conceituais da Saúde Coletiva como um campo de conhecimentos e práticas. Ao resgatar os antecedentes históricos do surgimento deste campo, ele destaca o período da metade do século XIX e as condições de emergência da medicina social. Na sequência, Everardo aponta que data desta época a fixação de alguns princípios básicos que se tornariam parte integrante do discurso sanitarista.


Fundamentado nas considerações de Everardo Duarte Nunes, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” aquelas que correspondem aos princípios básicos que se tornariam parte integrante do discurso sanitarista e com “F” aquelas que NÃO correspondem. A seguir, assinale a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A saúde das pessoas como um assunto de interesse societário e a obrigação da sociedade de proteger e assegurar a saúde dos seus membros.

( ) Com o objetivo de proteger a saúde geral, torna-se um dever universal aos Estados corrigir os comportamentos individuais identificados epidemiologicamente como uma ameaça ao viver bem.

( ) As condições sociais e econômicas têm um impacto crucial sobre a saúde e a doença e estas devem ser estudadas cientificamente.

( ) As medidas a serem tomadas para a proteção da saúde são tanto sociais como médicas.

( ) Os saberes e as práticas médicas precisam estar em permanente renovação científica, visando ofertar à sociedade a verdadeira resposta sanitária emancipada das diferenças regionais e históricas.

Alternativas